Logo Passei Direto
Buscar
Leia com atenção a citação abaixo:

“(...) considerado um artefato social e cultural. Isso significa que ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais, de sua história, de sua produção contextual. O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social. O currículo está implicado em relações de poder, o currículo transmite visões sociais particulares. O currículo é um elemento transcendente e atemporal, ele tem uma história, vinculada a formas especificas e contingentes de organização da sociedade e da educação” (MOREIRA & SILVA, 1995, P.08). Considerando a afirmação de Moreira & Silva, escolha a opção que se converge com essas ideias:


a. O currículo deve ser customizado às necessidades locais, trazendo uma linguagem contextualizada com a realidade dos estudantes.
b. Por meio dos currículos se expressa a vontade política e a cultura local deve ser moldada a essas determinações.
c. Currículos devem ser estáticos, ou seja, inflexíveis, devendo ser cumpridos de ponta a ponta como a influência social comanda.
d. Por ser um documento político, deve ser usado com cautela. Essa percepção muitas vezes justifica o engavetamento do documento.
e. Independente da política e cultura que se traduz no documento curricular, a sequência de aulas deve cumprir a sequência determinada pela legislação.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções à luz da citação de Moreira & Silva, que enfatiza que o currículo é um artefato social e cultural, implicado em relações de poder e não é neutro. a) O currículo deve ser customizado às necessidades locais, trazendo uma linguagem contextualizada com a realidade dos estudantes. - Esta opção está alinhada com a ideia de que o currículo deve considerar o contexto social e cultural dos alunos. b) Por meio dos currículos se expressa a vontade política e a cultura local deve ser moldada a essas determinações. - Embora mencione a vontade política, sugere que a cultura local deve ser moldada, o que não está em consonância com a ideia de que o currículo deve refletir a realidade dos estudantes. c) Currículos devem ser estáticos, ou seja, inflexíveis, devendo ser cumpridos de ponta a ponta como a influência social comanda. - Esta opção vai contra a ideia de que o currículo deve ser adaptável e contextualizado. d) Por ser um documento político, deve ser usado com cautela. Essa percepção muitas vezes justifica o engavetamento do documento. - Embora reconheça a natureza política do currículo, sugere um uso cauteloso que pode levar à inação, o que não é o foco da citação. e) Independente da política e cultura que se traduz no documento curricular, a sequência de aulas deve cumprir a sequência determinada pela legislação. - Esta opção ignora a influência do contexto social e cultural, defendendo uma rigidez que não se alinha com a citação. A opção que melhor se converge com as ideias apresentadas na citação é: a. O currículo deve ser customizado às necessidades locais, trazendo uma linguagem contextualizada com a realidade dos estudantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A opção que converge com as ideias apresentadas na citação é a letra B: "Por meio dos currículos se expressa a vontade política e a cultura local deve ser moldada a essas determinações". A citação destaca que o currículo não é um elemento neutro e inocente, mas sim um artefato social e cultural que está implicado em relações de poder e transmite visões sociais particulares. Portanto, a cultura local e a vontade política são fatores que influenciam a construção do currículo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 207, determina que as universidades gozam de autonomia (didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial), desde que observem o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996 (LDB) também defende o princípio da autonomia. Nesse sentido, considerando essa informação, podemos escolher a opção que mais se adequa às ideias propostas na lei:


a. As universidades têm liberdade para propor seus currículos aos cursos oferecidos, mediante o conhecimento científico que os cerca.
b. Existe uma base nacional que orienta todas as universidades sobre os currículos de seus respectivos cursos oferecidos.
c. As universidades devem seguir um currículo padrão estabelecido pelo Ministério da Educação.

Mais conteúdos dessa disciplina