Logo Passei Direto
Buscar
Qual parâmetro legal estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental?


a) Lei Federal nº 9.795, de 1999.
b) Lei Federal nº 9.394 de 1996.
c) Resolução CONAMA 422, de 2010.
d) Decreto nº 6.514, de 2008.
e) Lei Federal, nº 8.666 de 1993.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A Política Nacional de Educação Ambiental é estabelecida pela Lei Federal nº 9.795, de 1999. Essa lei é fundamental para a promoção da educação ambiental no Brasil, definindo diretrizes e objetivos para a formação de uma consciência ambiental na sociedade. Portanto, a alternativa correta é: a) Lei Federal nº 9.795, de 1999.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O parâmetro legal que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental é a letra "a) Lei Federal nº 9.795, de 1999".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No roteiro de elaboração de um Programa de Educação Ambiental, são sugeridas outras etapas que não aparecem no Manual do IBAMA (2005). Estas etapas podem aparecer em termos de referência e são complementares. Entre essas etapas, temos os responsáveis pela implantação e o perfil da equipe de trabalho. Que outra etapa é sugerida na elaboração do programa?


Legislação incidente.
Prognóstico.
Avaliação de impactos.
Estimativa de custos.
Descrição do empreendimento.

Os Programas de Educação Ambiental elaborados para compor estudos ambientais visando ao licenciamento de empreendimentos apresentam uma estrutura muito parecida. Segundo o “Manual de orientações pedagógicas para elaboração e implementação de programas de Educação Ambiental no licenciamento


Não há uma estrutura padrão para os programas de Educação Ambiental.
Os programas de Educação Ambiental elaborados para compor estudos ambientais visando ao licenciamento de empreendimentos apresentam uma estrutura muito diferente.
Os programas de Educação Ambiental elaborados para compor estudos ambientais visando ao licenciamento de empreendimentos apresentam uma estrutura muito parecida.
Os programas de Educação Ambiental elaborados para compor estudos ambientais visando ao licenciamento de empreendimentos apresentam uma estrutura muito parecida, mas não há um manual de orientações pedagógicas para a elaboração e implementação desses programas.
Os programas de Educação Ambiental elaborados para compor estudos ambientais visando ao licenciamento de empreendimentos apresentam uma estrutura muito parecida, mas não há necessidade de seguir um roteiro específico.

Em 1990, foi escrita uma carta para a proteção e gestão do patrimônio arqueológico. Qual o nome desta carta?


Carta de Lausanne.
Carta do Equador.
Carta de Estocolmo.
Carta da Terra.
Carta de Tiblisi.

O diagnóstico socioambiental é fundamental em um estudo ambiental para licenciamento, e com ele é possível ter uma contextualização, um pano de fundo, para o desenvolvimento de programas ambientais como o de Educação Ambiental. Porém, há algumas etapas entre o diagnóstico e o desenvolvimento do programa de Educação Ambiental que precisam ser cumpridas. Quais são essas etapas?


Avaliação de impactos e descrição do empreendimento.
Definição das áreas de influência e prognóstico.
Diagnóstico socioeconômico e Planejamento Participativo.
Prognóstico e Avaliação de Impactos.
Descrição do empreendimento e legislação aplicável.

Considerando-se que a Educação Patrimonial está inserida na Educação Ambiental e no desenvolvimento sustentável, o texto base da Política Nacional da Educação Patrimonial apresenta qual conteúdo importante para a Educação?


Instituição de marcos programáticos no campo da Educação Patrimonial. Em razão da ampliação do conceito de patrimônio e da multiplicação de ações educativas em todo o país, há necessidade de normatizar e garantir o cumprimento de diretrizes mínimas da Política Nacional de Educação Patrimonial.
Fomentar a participação social na área da Educação Patrimonial, para a elaboração de estratégias de sustentabilidade visando à construção e a aplicação de políticas em prol de justiça social, correção ecológica, viabilidade econômica e aceitação da diversidade.

Por se tratar de tema ainda em desenvolvimento, com uma série de desafios e obstáculos, a Educação Ambiental ainda carece de melhorias e desenvolvimento. Segundo Fantin & Oliveira (2013), apesar dos avanços, evoluir nas definições e atuações da Educação Ambiental é uma tarefa árdua, já que, por sua natureza interdisciplinar, a Educação Ambiental apresenta uma forma fragmentada no conhecimento científico moderno. Estes autores ainda apontam três áreas que precisam ser aprofundadas, definidas e desenvolvidas. Quais são elas?


Conceituação da Educação Ambiental; Quadro Teórico-Conceitual; Técnicas.
Conceituação de Educação Ambiental; Quadro Político-Pedagógico; Método.
Conceituação da Educação Ambiental; Quadro Político-Pedagógico; Técnicas.
Campo de Atuação; Quadro Teórico Conceitual; Método.
Campo de Atuação; Quadro Político-Pedagógico; Técnicas.

Dos eventos mundiais envolvendo a temática Educação Ambiental, as realizadas em Estocolmo, Tbilisi, Eco-92 e Rio+20 são umas das mais importantes. Das alternativas a seguir, escolha a que corresponde qual o país e o ano do evento, RESPECTIVAMENTE?


África, 1977; Rússia, 1990; Brasil; 1992; Brasil, 2000.
Rússia, 1977; África, 1990; Brasil; 1992; Brasil, 2000.
Suíça, 1977; Rússia, 1977; Brasil; 1992; Brasil, 2020.

Quando e onde foi utilizada a expressão Educação Ambiental, pela primeira vez que se tem notícia, em um evento sobre Educação Ambiental?


a. 1977 – Tbilisi (Geórgia).
b. 1965 - Universidade de Keele (Grã Bretanha).
c. 1972 – Estocolmo (Suécia.)
d. 1975 – Belgrado (Sérvia).
e. 1972 – Roma (Itália).

Mais conteúdos dessa disciplina