Buscar

A Política Nacional de Mobilidade Urbana estabeleceu princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos a serem considerados no processo de planejame...

A Política Nacional de Mobilidade Urbana estabeleceu princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos a serem considerados no processo de planejamento e gestão. No artigo 24, estabelece que o Plano de Mobilidade Urbana consiste no instrumento de efetivação da PNMU no âmbito do município, definindo um conteúdo mínimo a ser observado. Assim, os elementos considerados pela PNMU são mais abrangentes que os contidos na Resolução nº 34 do Conselho das Cidades, cujo conteúdo abrange temas a serem tratados no desenvolvimento dos planos.

Fonte: LIMA NETO, V. C.; GALINDO, E. P. Planos de Mobilidade Urbana: Instrumento efetivo da política de Mobilidade Urbana? Revista Paranoá, 2013.

No que se refere aos princípios contidos na PNMU, analise as afirmações a seguir.

I. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana é obrigatório para municípios com população maior que 100 mil habitantes.

II. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana é obrigatório para municípios pertencentes a regiões metropolitanas.

III. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana restringe-se à gestão dos aspectos inerentes ao funcionamento dos sistemas de transporte.

IV. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana deverá possuir caráter abrangente com a inclusão de temas ligados ao uso e ocupação do solo, os sistemas de transporte, o sistema viário, entre outros.

É correto o que consta nas afirmações:

Alternativas:

  • I, II e IV.
  • I e IV.
  • II e IV.
  • I e III.
  • I e II.

Código da questão: 76077

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) I e IV. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana é obrigatório para municípios com população maior que 20 mil habitantes, e não 100 mil habitantes, como afirmado na alternativa I. A alternativa II está incorreta, pois a obrigatoriedade não se restringe a municípios pertencentes a regiões metropolitanas. A alternativa III também está incorreta, pois o Plano Diretor de Mobilidade Urbana deve abranger diversos temas, e não apenas a gestão dos aspectos inerentes ao funcionamento dos sistemas de transporte. Por fim, a alternativa IV está correta, pois o Plano Diretor de Mobilidade Urbana deve possuir caráter abrangente com a inclusão de temas ligados ao uso e ocupação do solo, os sistemas de transporte, o sistema viário, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image