Buscar

Em Dentística Restauradora, uma das mais importantes etapas no atendimento ao paciente é a de diagnóstico. Ela serve não só para que o profissional...

Em Dentística Restauradora, uma das mais importantes etapas no atendimento ao paciente é a de diagnóstico. Ela serve não só para que o profissional entenda o que está se passando com o paciente no momento presente, mas também as condicionantes que o levaram a chegar até a situação em que se encontra e, com isso, elaborar um plano de tratamento adequado e também de controle e proservação ao longo do tempo. Portanto, a correlação entre o diagnóstico, tratamento e medidas de promoção de saúde, de inestimável importância para a Odontologia. Tento isso em vista, assinale a alternativa correta:

Ao avaliar um paciente, a característica que determina se ele possui ou não a doença cárie em sua forma ativa é a presença de cavidades, mesmo que pequenas. Por si só, toda cavitação possui indicação de receber uma restauração, independente se o paciente consegue ou não realizar a remoção do biofilme. Isso porque cavidades não restauradas sofrem um processo natural de ampliação, cuja mediação é feita por enzimas liberadas pelo Streptococcus Mutans pois estas têm pH excessivamente alcalino. 



O exame clínico deve ser feito de forma minuciosa, pois ele permite a visualização direta da situação do paciente. Um exame clínico bem conduzido elimina a necessidade de exames complementares, trazendo mais conforto ao paciente. Em Dentística, radiografias interproximais e periapicais normalmente são desnecessárias quando um exame clínico é bem conduzido, porque este não deixa dúvidas sobre a situação. Por isso, é importante o Cirurgião-Dentista sempre aprimorar a sua capacidade de visualização e de diagnóstico. 



As radiografias mais indicadas para avaliar dentes posteriores em Dentística são as interproximais. Isso porque devido ao ângulo de incidência, há menos distorção de imagem e menos projeção de estruturas, dando ao profissional uma melhor noção da forma da lesão. Não se deve perder de vista, entretanto, que normalmente, as lesões clinicamente costumam ser maiores do que nos achados radiográficos.



A desorganização do biofilme é um aspecto essencial do tratamento da doença cárie. É necessário transmitir ao paciente os conhecimentos necessários para fazê-lo em casa, pois a manutenção do tratamento ao longo do tempo depende disso. As orientações mais comuns são: a escovação com dentifrícios fluoretados, o uso de fio ou fita dental e o uso de solução de fluoreto de cálcio para bochecho, na concentração de 0,05% a 0,07%, quando necessário. Isso porque o fluoreto de cálcio tem a capacidade de se aderir à superfície dental, formando uma camada muito mais resistente à dissolução promovida pelos ácidos de origem bacteriana que causam as lesões de cárie. 



O conhecimento de alguns hábitos do paciente, tais como dieta e hábitos alimentares, por exemplo, tem pouca importância pois não interfere no tratamento que vamos propor ao paciente. Eles não mudam a indicação ou não de restauração.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Ao avaliar um paciente, a característica que determina se ele possui ou não a doença cárie em sua forma ativa é a presença de lesões iniciais, que podem ser manchas brancas ou opacas, e não necessariamente cavidades. Nem toda lesão inicial precisa ser restaurada, pois algumas podem ser controladas e até mesmo revertidas com medidas de promoção de saúde e controle de placa bacteriana."

0
Dislike1
User badge image

Lorena Gil

D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais