Buscar

Eu diria que Festim Diabólico (Rope, 1948), de Hitchcock, poderia indiferentemente ter uma decupagem clássica, qualquer que seja a importância artí...

Eu diria que Festim Diabólico (Rope, 1948), de Hitchcock, poderia indiferentemente ter uma decupagem clássica, qualquer que seja a importância artística que se possa vincular à decisão adotada. Em compensação, seria inconcebível que a famosa cena da caça à foca de Noook, o esquimó não nos mostrasse, num mesmo plano, o caçador, o buraco e foca. Pouco importa, porém, que o resto da sequência seja decupado à vontade pelo diretor.”



(Fonte: BAZIN, Andre. O que é cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.)


 


Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas.  


I - Bazin defende um tipo de montagem que respeite a duração, como dimensão ontológica das coisas, porque assim possibilita a captação do que seria uma propriedade essencial das coisas e dos fatos: a sua duração concreta; sua evolução contínua e seu movimento intrínseco.



PORQUE



 


II - Bazin considera como momento crucial da prática cinematográfica o da organização do material filmado e observa que a significação do conjunto é obtida pela justaposição e o relacionamento entre os vários planos.


 


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As asserções I e II estão corretas e a II é uma justificativa correta da I. O texto apresentado é uma citação de André Bazin, crítico de cinema francês, que defendia a montagem clássica, que respeita a duração das coisas e dos fatos, permitindo a captação do movimento intrínseco e da evolução contínua das coisas. Bazin considerava que a significação do conjunto é obtida pela justaposição e relacionamento entre os vários planos, o que é uma justificativa correta da defesa da montagem clássica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais