Buscar

Afirma André Bazin: “Quando o essencial de um acontecimento depende da presença simultânea de dois elementos, a montagem é proibida”. (Fonte: Baz...

Afirma André Bazin:


“Quando o essencial de um acontecimento depende da presença simultânea de dois elementos, a montagem é proibida”.


(Fonte: Bazin, André. O que é Cinema? São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014, p. 92)


Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir.


 


I- Bazin opõe à montagem a técnica à “profundidade de campo”. E defende a profundidade de campo pois esta permite a uma ação desenvolver-se durante longo período de tempo e em vários planos espaciais. Como o foco permanece nítido desde as lentes da câmera ao infinito, o diretor tem a opção de construir inter-relações dramáticas dentro do enquadramento em vez de entre os enquadramentos.


II- A montagem é um desrespeito à duração, como dimensão ontológica das coisas porque impossibilita a captação do que seria uma propriedade essencial das coisas e dos fatos: a sua duração concreta; sua evolução contínua e seu movimento intrínseco- aquela temporalidade que é qualitativa e que nenhuma medida “objetiva” pode alcançar.


III- A decupagem clássica é defendida por Bazin, uma vez que respeita a integridade lógica e a sucessão causal dos eventos no tempo e fornece uma experimentação do tempo como duração e um espaço “à imagem do real” (tridimensional, contínuo, lugar de fatos aparentemente naturais).


É correto o que se afirma em

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais