Buscar

Síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo extra total ou parcialmente no cromossomo 21. Com relação à SD...

Síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo extra total ou parcialmente no cromossomo 21. Com relação à SD, analise as afirmativas: 1. No mosaicismo ocorrem rearranjos cromossômicos com ganho de material genético. II. Os sinais cardinais de Hall são: prega palmar única, hipotonia, face achatada, hipomobilidade articular, displasias de ombro e quadril. III. Menor volume de cerebelo, alterações celulares do hipocampo e redução das sinapses no córtex temporal são comprometimentos presentes na SD. Está correto o que se afirma em:

I. No mosaicismo ocorrem rearranjos cromossômicos com ganho de material genético.
II. Os sinais cardinais de Hall são: prega palmar única, hipotonia, face achatada, hipomobilidade articular, displasias de ombro e quadril.
III. Menor volume de cerebelo, alterações celulares do hipocampo e redução das sinapses no córtex temporal são comprometimentos presentes na SD.
A) III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III, apenas.
D) Todas as afirmativas.
E) I, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Tópico de Atuação profissional - Fisioterapia
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III, apenas. Justificativa: I. No mosaicismo ocorrem rearranjos cromossômicos com ganho de material genético. - Essa afirmativa está incorreta, pois o mosaicismo é uma condição em que há duas ou mais linhagens celulares com genótipos diferentes em um mesmo indivíduo. Não há necessariamente um ganho de material genético. II. Os sinais cardinais de Hall são: prega palmar única, hipotonia, face achatada, hipomobilidade articular, displasias de ombro e quadril. - Essa afirmativa está correta. Os sinais cardinais de Hall são características físicas comuns em pessoas com SD. III. Menor volume de cerebelo, alterações celulares do hipocampo e redução das sinapses no córtex temporal são comprometimentos presentes na SD. - Essa afirmativa também está correta. A SD pode afetar o desenvolvimento do cérebro e causar alterações em diferentes regiões cerebrais. Portanto, a alternativa correta é a letra B) II e III, apenas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais