Buscar

O estudo da Matemática Financeira é muito importante para a gestão financeira das pessoas físicas e jurídicas. Por meio de cálculos e interpretação...

O estudo da Matemática Financeira é muito importante para a gestão financeira das pessoas físicas e jurídicas. Por meio de cálculos e interpretação de resultados, será possível tomar decisões assertivas com intuito de minimizar gastos e/ou aumentar rendimentos financeiros. A matemática financeira possibilitará, por exemplo, compreender que ao realizar transações de empréstimos financeiros poderá ser acordado o pagamento de juros simples ou compostos, com intuito de tornar a transação compensatória para aquele que empresta. Dentre as diferenças entre os juros simples e compostos, a que mais se destaca é que enquanto o primeiro incide apenas sobre o valor futuro, o segundo incide sobre o valor futuro e juros contabilizados.

 

Com base nessas informações, analise o caso a seguir.

 

Rogério, gestor da papelaria Papel e Componentes de Impressão Ltda., precisava pagar seus fornecedores de papel sulfite. Sendo assim, foi necessário pedir um empréstimo à financeira Dom Bosco no valor de R$ 580,00 para pagamento em 8 meses a uma taxa de 15% ao mês.

 

Sabendo disso, determine o valor total pago de juros.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o valor total pago de juros, é necessário utilizar a fórmula de juros compostos: M = C * (1 + i)^n Onde: M = montante (valor total a ser pago) C = capital (valor emprestado) i = taxa de juros mensal n = número de meses Substituindo pelos valores do caso apresentado, temos: M = 580 * (1 + 0,15)^8 M = 580 * 4,767 M = 2.764,60 O valor total pago de juros será a diferença entre o montante e o capital emprestado: J = M - C J = 2.764,60 - 580 J = 2.184,60 Portanto, o valor total pago de juros será de R$ 2.184,60.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais