Buscar

Ainda sobre a organização curricular proposta pela BNCC para a história e a geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmat...

Ainda sobre a organização curricular proposta pela BNCC para a história e a geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir e assinale somente as que estão corretas:

I. Não se trata de jogar fora todas as experiências ligadas ao ensino tradicional.
II. Vale salientar que a capacidade cognitiva da memorização é importante, e serve de caminho de aprendizagem para muitos alunos.
III. Porém, ainda sobre a memorização, ela não deve ser a única possibilidade, nem deve ter um fim em si mesma. Se os alunos memorizam uma determinada data, ou o nome de um local, eles precisam saber o motivo daquele aprendizado, como ele pode ser utilizado, de que maneira pode impactar em sua vida. Nem sempre este tipo de contextualização é fácil, mas é essencial para uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.
IV. Memorizar agrega de fato conhecimento, pois o que é memorizado não se esquece jamais.
V. Memorização, acrescida com autoridade/ autoritarismo, rispidez, em sala de aula funcionam muito bem para a aprendizagem dos educandos, em qualquer turma da Educação Básica.
1. I, III e V.
2. II, III e IV.
3. I, III e IV.
4. Correta: As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas

Essa pergunta também está no material:

Pergunta 1
12 pág.

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia UnifaelUnifael

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3: I, III e IV. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a BNCC não propõe jogar fora todas as experiências ligadas ao ensino tradicional. - A afirmativa II está incorreta, pois a BNCC não valoriza apenas a capacidade cognitiva da memorização, mas sim uma aprendizagem significativa e interdisciplinar. - A afirmativa III está correta, pois a memorização não deve ser a única possibilidade de aprendizagem e é essencial contextualizar o aprendizado para uma aprendizagem significativa e interdisciplinar. - A afirmativa IV está incorreta, pois a memorização não garante que o conhecimento será retido para sempre. - A afirmativa V está incorreta, pois a BNCC não valoriza autoritarismo ou rispidez em sala de aula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais