Buscar

Os “rituais de interação”, segundo Erving Goffman, são fundamentais ao entendimento da vida social, como segue:   “A ideia de ‘ritual’ em Goffman r...

Os “rituais de interação”, segundo Erving Goffman, são fundamentais ao entendimento da vida social, como segue:

 

“A ideia de ‘ritual’ em Goffman refere-se a um comportamento expressivo, a gestos ou ações significativos. Por exemplo, meninos [na metade do século XX] carregam seus cadernos ou livros debaixo do braço; meninas, em frente ao peito, com ambos os braços. Nada os impede ou os obriga a agirem assim, mas ter uma conduta que não se enquadra no que é considerado adequado a seu gênero pode gerar, por exemplo, dúvida sobre a masculinidade dos meninos ou a feminilidade das meninas. Trata-se de condutas ‘ritualizadas’, portadoras de um sentido que não está, evidentemente, nas condutas em si, mas nos códigos culturais que nelas imprimem significado. Goffman chama estas – e outras – condutas de ‘rituais da interação’, maneiras codificadas de comportamento expressivo, como saudações, pedidos de desculpa, ou mesmo ofensas deliberadas [...].”

GASTALDO, Édison (org.). Goffman e as relações de poder na vida cotidiana. Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), vol. 23, n.º 68, p. 149-153, 2008.

Embora os exemplos sejam datados de mais ou menos 70 anos (e tenhamos que atualizá-los para o presente), dão-nos uma ideia das marcas de gênero tradicionais (o que evidencia que as tradições também acabam tendo dinâmica histórica). Sendo assim, assinale a alternativa que corrobore a importância dos “rituais cotidianos” de nossas interações.

a.Rituais são próprios das situações e das práticas religiosas.

b.A vida social não se desdobra com base em tradições e suas confirmações, sendo pouco exercida em termos dos rituais de Goffman.

c.As relações sociais saudáveis negam as tradições, pois estas não agregam valor à cultura.

d.A cultura de uma sociedade depende principalmente de inovações permanentes, movimento contrário ao cultivo das tradições.

e.As interações sociais são expressões de conhecimento (pensamento reflexivo) e crenças (tradições e rituais), isto é, têm um movimento que relaciona cultura e inovações.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "As interações sociais são expressões de conhecimento (pensamento reflexivo) e crenças (tradições e rituais), isto é, têm um movimento que relaciona cultura e inovações." Isso porque, segundo Goffman, os rituais de interação são maneiras codificadas de comportamento expressivo que imprimem significado cultural nas condutas, e as interações sociais são expressões de conhecimento e crenças, ou seja, relacionam cultura e inovações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais