Buscar

Leia o excerto a seguir:  “Sob o ângulo processual, a execução consiste em modalidade de tutela jurisdicional, correspondente à atuação de órgão do...

Leia o excerto a seguir: 

“Sob o ângulo processual, a execução consiste em modalidade de tutela jurisdicional, correspondente à atuação de órgão do Poder Judiciário, aplicando norma jurídica especificada à satisfação do poder-dever estatal de punir ou sancionar reconhecido em sentença condenatória penal.” 

Fonte: PITOMBO, S. M. M. Execução penal. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 623, p. 259-260, set. 1987. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a lei de execução penal, pode-se afirmar que:

  1. O processo de execução penal opera de maneira igual ao processo de execução civil, sendo necessário que o Ministério Público requeira o início da execução.
  2. O processo de execução penal se inicia sem que haja necessidade de requerimento do Ministério Público ou da vítima quando se executa pena por crime hediondo.
  3. O processo de execução penal se inicia por ordem do ministro da Justiça, que é o detentor, em nome do Estado, do jus puniendi, isto é, direito de aplicação de pena.
  4. O processo de execução penal se inicia por impulso oficial, sem que haja necessidade de requerimento ao juiz pelo ministério público ou quem quer que seja.
  5. O processo de execução penal de crimes contra a honra se inicia após o requerimento da vítima, do seu representante ou do Ministério Público feito ao juiz da execução penal.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra 4: "O processo de execução penal se inicia por impulso oficial, sem que haja necessidade de requerimento ao juiz pelo ministério público ou quem quer que seja." Isso significa que o processo de execução penal é iniciado pelo próprio juiz, sem a necessidade de um pedido do Ministério Público ou de qualquer outra pessoa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais