Buscar

A resposta correta é (E), O negócio jurídico é anulável, em virtude do erro essencial. A capacidade e a lucidez de Manoela são irrelevantes para a ...

A resposta correta é (E), O negócio jurídico é anulável, em virtude do erro essencial.

A capacidade e a lucidez de Manoela são irrelevantes para a análise da validade do negócio jurídico. O que importa é que ela tenha sido vítima de um erro essencial, que é aquele que recai sobre a própria essência do negócio jurídico, como seu objeto, sua causa ou seu conteúdo.

No caso em questão, Manoela pagou cinco vezes acima do preço real do imóvel, o que revela que ela estava equivocada sobre o valor do bem. Esse erro é essencial, pois afetou o conteúdo do negócio jurídico, que é a transferência da propriedade do imóvel.

Portanto, o negócio jurídico é anulável, e Manoela pode requerer sua anulação em juízo.

As demais alternativas estão incorretas.

  • Afirmativa (A): está incorreta porque o negócio jurídico é anulável, e não válido.
  • Afirmativa (B): está incorreta porque o dolo de terceiros é causa de nulidade do negócio jurídico, e não de anulabilidade.
  • Afirmativa (C): está incorreta porque a lesão é causa de anulabilidade do negócio jurídico, mas apenas se o prejuízo sofrido pela parte vulnerável for superior a 1/4 do valor do bem. No caso em questão, o prejuízo é muito maior do que 1/4 do valor do bem.
  • Afirmativa (D): está incorreta porque a simulação é causa de nulidade do negócio jurídico, e não de anulabilidade.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais