Buscar

Os gastos sociais do governo, em especial as transferências de Previdência e Assistência, têm recebido grande atenção nos últimos anos. Por um lado...

Os gastos sociais do governo, em especial as transferências de Previdência e Assistência, têm recebido grande atenção nos últimos anos. Por um lado, as discussões de cunho fiscais destacam o crescimento dessas transferências – tanto em valores reais quanto em percentual do Produto Interno Bruto (PIB) – como motor do aumento dos gastos correntes do Estado. Por outro, há consenso acerca da importância das transferências sociais – principalmente do Programa Bolsa Família – para a redução da pobreza e da desigualdade. Apesar da importância das transferências, seus efeitos macroeconômicos sobre o consumo e a produção não foram estudados com a devida profundidade. Afinal, as transferências sociais representam uma fonte de rendimento das famílias que é utilizada na aquisição de bens e serviços, no pagamento de impostos e contribuições e retida sob a forma de poupança. Tais transferências entram assim no “fluxo circular da renda”, onde o impulso dado às despesas de consumo das famílias estimula a produção dos setores de atividades, que, por sua vez, incrementa o lucro das empresas e a remuneração do trabalho, retornando para as famílias e reiniciando o ciclo econômico. NERI, Marcelo Côrtes; VAZ, Fábio Monteiro; SOUZA, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de. Os efeitos macroeconômicos das transferências sociais: uma abordagem de matriz de contabilidade social. Ensaios Econômicos, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, nov. 2015. Com base nas informações apresentadas, no que diz respeito ao fluxo circular da renda, avalie as afirmações a seguir. I. A renda participa com os fatores de produção do fluxo, sendo a soma dos salários, juros, aluguéis e lucros. II. O fluxo circular da renda refere-se ao produto, com relação ao PIB da economia, com exceção da despesa. III. Os salários determinam o fluxo circular da renda, já que, dada a renda das famílias, geram-se as despesas.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, podemos avaliar as afirmações da seguinte forma: I. Correta. A renda é composta pelos salários, juros, aluguéis e lucros, que são os fatores de produção que participam do fluxo circular da renda. II. Incorreta. O fluxo circular da renda refere-se à circulação de renda entre os agentes econômicos, não se limitando apenas ao produto e ao PIB. III. Incorreta. Os salários são apenas um dos fatores que determinam o fluxo circular da renda, juntamente com os juros, aluguéis e lucros. Além disso, as despesas das famílias também são influenciadas pelas transferências sociais, como destacado no texto. Portanto, a alternativa correta é a letra A) I.

0
Dislike0
User badge image

alexsandra fiochi

Os gastos sociais do governo, em especial as transferências de Previdência e Assistência, têm recebido grande atenção nos últimos anos. Por um lado, as discussões de cunho fiscais destacam o crescimento dessas transferências – tanto em valores reais quanto em percentual do Produto Interno Bruto (PIB) – como motor do aumento dos gastos correntes do Estado. Por outro, há consenso acerca da importância das transferências sociais – principalmente do Programa Bolsa Família – para a redução da pobreza e da desigualdade.

 

Apesar da importância das transferências, seus efeitos macroeconômicos sobre o consumo e a produção não foram estudados com a devida profundidade. Afinal, as transferências sociais representam uma fonte de rendimento das famílias que é utilizada na aquisição de bens e serviços, no pagamento de impostos e contribuições e retida sob a forma de poupança. Tais transferências entram assim no “fluxo circular da renda”, onde o impulso dado às despesas de consumo das famílias estimula a produção dos setores de atividades, que, por sua vez, incrementa o lucro das empresas e a remuneração do trabalho, retornando para as famílias e reiniciando o ciclo econômico.

 

NERI, Marcelo Côrtes; VAZ, Fábio Monteiro; SOUZA, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de. Os efeitos macroeconômicos das transferências sociais: uma abordagem de matriz de contabilidade social. Ensaios Econômicos, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, nov. 2015.

 

Com base nas informações apresentadas, no que diz respeito ao fluxo circular da renda, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A renda participa com os fatores de produção do fluxo, sendo a soma dos salários, juros, aluguéis e lucros.

 

II. O fluxo circular da renda refere-se ao produto, com relação ao PIB da economia, com exceção da despesa.

 

III. Os salários determinam o fluxo circular da renda, já que, dada a renda das famílias, geram-se as despesas.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, apenas.

B) 

I, II e III.

C) 

II e III, apenas.

D) 

III, apenas.

E) 

I e II, apenas.


0
Dislike0
User badge image

alexsandra fiochi

 Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Nesse sentido, para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante (em latim, coeteris paribus). O foco do estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

 

GARCIA, Manuel Enriques. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2002.

 

Diante disso, analise o caso a seguir.

 

Em uma indústria de sorvetes, alguns gestores administrativos estão analisando um gráfico para tomadas de decisão em relação à sua produção. No gráfico, o preço do sorvete de casquinha está expresso no eixo vertical, enquanto sua quantidade ofertada encontra-se no eixo horizontal.

 

Para que os gestores tomem decisões corretamente, eles precisam considerar que, em coeteris paribus,

A) 

na curva de oferta, qualquer mudança que diminua a quantidade que os vendedores desejam produzir a cada preço desloca a curva de oferta para a direita.

B) 

na curva de oferta, qualquer mudança que aumente a quantidade que os vendedores desejam produzir a cada preço desloca a curva de oferta para a esquerda.

C) 

na curva de demanda, qualquer mudança que aumente a quantidade que os compradores desejam comprar a um dado preço desloca a curva de demanda para a esquerda.

D) 

na curva de oferta, qualquer mudança que aumente a quantidade que os vendedores desejam produzir a cada preço desloca a curva de oferta para a direita.

E) 

na curva de demanda, qualquer mudança que reduza a quantidade que os compradores desejam comprar a um dado preço desloca a curva de demanda para a direita


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais