Buscar

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a part...

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80, do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança pouco utilizados antes, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais, não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV, como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas. 


No que concerne aos vários aspectos do diagnóstico laboratorial da infecção por HIV, citados no texto, assinale a opção CORRETA.


A

Devido à característica de invasão celular do vírus HIV, não é viável detectar proteínas virais por dosagens séricas.

B

Existem ensaios capazes de detectar, no plasma, RNA viral do vírus HIV.

C

O método de diagnóstico do HIV denominado PCR, que utiliza cromatografia para a detecção, é mais sensível que os testes que usam eletroforese.

D

A infecção por HIV, frequentemente, apresenta uma redução na população de linfócitos CD4 negativos, isto é, que não apresentam a molécula CD4 em sua superfície.

E

O organismo humano não consegue produzir anticorpos contra o vírus HIV-1.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Existem ensaios capazes de detectar, no plasma, RNA viral do vírus HIV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais