Buscar

Sabe-se que o princípio da igualdade, é na verdade um princípio geral do Direito, aplicável a inúmeras situações no ordenamento jurídico brasileiro...

Sabe-se que o princípio da igualdade, é na verdade um princípio geral do Direito, aplicável a inúmeras situações no ordenamento jurídico brasileiro e claramente aplicável ao Direito Penal e Processual Penal. Diante desta assertiva e da matéria estudada, pode-se afirmar que:

I - O órgão acusador público não está em situação de superioridade em relação à parte privada da relação processual penal, vale dizer, o acusado e seu defensor.
II - Na relação processual penal o princípio da isonomia é muito importante, a ponto de tornar-se nulo o processo em que tenha ocorrido algum tipo de violação.
III - As situações fáticas do cotidiano forense, sempre respeitam tal principio, não havendo indícios de disparidade na relação processual normalmente.
A Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B Apenas a alternativa II está correta.
C Apenas a alternativa I está correta.
D Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA OBJETIVA PRINCIPIOS DO DIREITO PENAL E DO PROCESSO CRIMINAL
3 pág.

Direito Processual Penal I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a matéria estudada, a alternativa correta é a letra D, pois as afirmativas II e III estão corretas. O princípio da isonomia é fundamental na relação processual penal, sendo que a violação deste princípio pode levar à nulidade do processo. Além disso, é importante ressaltar que as situações fáticas do cotidiano forense nem sempre respeitam o princípio da igualdade, havendo indícios de disparidade na relação processual em alguns casos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais