Buscar

1- Quem são os legitimados à propositura da ação direta? Descreva. 2- A ação direta de inconstitucionalidade pode ser ajuizada em relação a leis o...

1- Quem são os legitimados à propositura da ação direta? Descreva.
2- A ação direta de inconstitucionalidade pode ser ajuizada em relação a leis ou atos normativos federais ou estaduais? Sim ou não? Explique.
3- Quando alguma lei ou ato normativo municipal contrariar a Constituição do respectivo Estado, é possível o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade? Sim ou não? Explique.

A ação direta de inconstitucionalidade é a ação mais utilizada do sistema de controle concentrado de constitucionalidade.
A ação direta de inconstitucionalidade é utilizada pelos legitimados constitucionais para obter a declaração do poder Judiciário de que alguma lei ou ato normativo contraria a Constituição Federal, do ponto de vista formal ou material.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE Direito Constitucional I
1 pág.

Direito Constitucional I Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1- Os legitimados à propositura da ação direta de inconstitucionalidade são: o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal, o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido político com representação no Congresso Nacional, confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. 2- Sim, a ação direta de inconstitucionalidade pode ser ajuizada em relação a leis ou atos normativos federais ou estaduais. A ação direta de inconstitucionalidade é uma ação que tem como objetivo declarar a inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo, seja ele federal ou estadual, do ponto de vista formal ou material. 3- Não, não é possível o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade quando alguma lei ou ato normativo municipal contrariar a Constituição do respectivo Estado. Nesse caso, deve-se utilizar o controle difuso de constitucionalidade, que é realizado pelos juízes e tribunais de todo o país, e não apenas pelo Supremo Tribunal Federal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais