Buscar

Segundo o entendimento de Gonçalves: As instâncias ordinárias podem reconhecer a inconstitucionalidade, no processo em que ela foi suscitada, abrin...

Segundo o entendimento de Gonçalves: As instâncias ordinárias podem reconhecer a inconstitucionalidade, no processo em que ela foi suscitada, abrindo ensejo ao recurso extraordinário. Mas somente se for reconhecida a inconstitucionalidade: se o acórdão recorrido der pela constitucionalidade da lei federal ou tratado, o recurso não será admitido:

 

  • A declaração de inconstitucionalidade de lei local, estadual ou municipal não enseja recurso extraordinário, nos termos da súmula 280 do STF: "Por ofensa ao direito local não cabe o recurso extraordinário".
  • A declaração de inconstitucionalidade de lei local, estadual ou municipal enseja recurso extraordinário, nos termos da súmula 280 do STF: "Por ofensa ao direito local não cabe o recurso extraordinário".
  • A declaração de inconstitucionalidade de lei local, estadual ou municipal não enseja recurso extraordinário, nos termos da súmula 280 do STF: "Por ofensa ao direito local cabe o recurso extraordinário".
  • A declaração de inconstitucionalidade de lei local, estadual ou municipal enseja recurso extraordinário, nos termos da súmula 280 do STF: "Por ofensa ao direito local cabendo o recurso extraordinário".


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A declaração de inconstitucionalidade de lei local, estadual ou municipal não enseja recurso extraordinário, nos termos da súmula 280 do STF: 'Por ofensa ao direito local não cabe o recurso extraordinário'."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais