Buscar

Leia o texto a seguir: Na teoria de linguagens formais, uma linguagem livre de contexto é uma linguagem gerada por alguma gramática livre de contex...

Leia o texto a seguir:

Na teoria de linguagens formais, uma linguagem livre de contexto é uma linguagem gerada por alguma gramática livre de contexto. O conjunto de todas as linguagens livres de contexto é idêntico ao conjunto de linguagens aceitas por um autômato de pilha. De acordo com a Hierarquia de Chomsky, linguagens livres de contexto são Tipo-2.

As gramáticas livres de contexto são da seguinte forma:

V -> w

de modo que V é um símbolo não-terminal e w é uma cadeia composta de terminais e/ou de não-terminais. O termo 'livre de contexto' vem da idéia de que um não-terminal V sempre pode ser trocado por w, sem precisar entender seu contexto.

Um exemplo que facilita a compreensão do que são linguagens livres de contexto é a frase:

1. "Fui à biblioteca hoje."

a palavra "biblioteca" independente da frase indica todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados.

Por sua vez, na frase:

2. "Fui à sede beber água porque estava com sede."

a palavra "sede" em sua segunda ocorrência indica uma sensação de caráter geral, iniciada por estímulos originados dentro do próprio organismo e não do meio ambiente. Na primeira aparição, a palavra "sede" é um centro administrativo.

Dessa forma, na frase 1 a palavra biblioteca é livre de contexto, e a palavra sede da frase 2 é dependente de contexto.

Define-se uma linguagem formal como livre-de-contexto se existe uma gramática livre-de-contexto que a produz.

As gramáticas livres-de-contexto são bastante potentes para descrever a sintaxe da maioria das linguagens de programação, necessitando as vezes algumas extensões; a sintaxe da maioria das linguagens de programação são na verdade especificadas usando gramáticas livres-de-contexto. Essas gramáticas são no entanto bastante simples para permitir a criação de analisadores eficientes, os quais, por uma cadeia definida, determinam como elas podem ser geradas a partir da gramática.

La BNF (Backus Naur form) é a notação usada com mais frequência

compiladores/Linguagens_livres_de_contexto. Acesso em: 22 mar. 2023.


Considerando o trecho apresentado, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



As linguagens livres de contexto podem ser usadas para gerar as strings de uma gramática livre de contexto.


Linguagens livres de contexto são particularmente importantes porque a maioria das linguagens de programação são livres de contexto.


Linguagens são úteis para descrever estruturas aninhadas e são conhecidas por serem regulares.


As gramáticas livres de contexto são muito mais poderosas do que as expressões regulares, e requerem menos cuidados e alimentação.


As linguagens livres de contexto são usadas para entender a semântica de muitas linguagens muito úteis.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "Linguagens livres de contexto são particularmente importantes porque a maioria das linguagens de programação são livres de contexto."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais