Buscar

Leia o texto a seguir: De acordo com as novas práticas contábeis, o ajuste a valor presente é obrigatório para todos os ativos e passivos não circu...

Leia o texto a seguir:

De acordo com as novas práticas contábeis, o ajuste a valor presente é obrigatório para todos os ativos e passivos não circulantes recebíveis ou exigíveis. Elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo devem ser ajustados a valor presente, tomando-se por base a data da origem da transação. Os elementos decorrentes de operações de curto prazo serão ajustados a valor presente se a diferença entre praticá-lo ou não for relevante para avaliação da situação patrimonial ou do resultado.

Fonte: GUERRA, L. A nova contabilidade: convergência ao padrão internacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

O ajuste a valor presente reconhece o valor do dinheiro do tempo. Qual alternativa mostra o que uma entidade precisa para que os ativos e os passivos sejam ajustados a valor presente?

Grupo de escolhas da pergunta



Classificação do ativo e do passivo, taxa de desconto e data futura.


Montante presente, data do fluxo e taxa de desconto.


Montante futuro, data do fluxo e taxa de desconto.


Classificação do ativo e do passivo, montante futuro e data futura


Montante presente, classificação do ativo e do passivo e data futura.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "Montante presente, data do fluxo e taxa de desconto". O ajuste a valor presente é um procedimento contábil que tem como objetivo atualizar o valor de um ativo ou passivo para o seu valor presente, levando em consideração a taxa de juros e o tempo. Para realizar o ajuste, é necessário conhecer o montante presente (valor atualizado), a data do fluxo (data em que o valor será recebido ou pago) e a taxa de desconto (taxa de juros utilizada para atualizar o valor).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais