Buscar

Leia os textos a seguir:   Texto I   "Em 1958, McCarthy inventou a linguagem de programação LISP que ainda hoje é amplamente utilizada na pesquisa ...

Leia os textos a seguir:

 

Texto I

 

"Em 1958, McCarthy inventou a linguagem de programação LISP que ainda hoje é amplamente utilizada na pesquisa em Inteligência Artificial." (COPPIN, p. 8).

 

Fonte: COPPIN, B. Inteligência Artificial. São Paulo: Grupo GEN, 2010.

 

 

Texto II

 

Os autores Alves et al (2020, p. 14) destacam que a LISP é “utilizada pelos norte-americanos nos programas de inteligência artificial, é bastante experimentada e bem confiável.".

 

Fonte: ALVES, I. C. et al. Sistemas Especialistas. Porto Alegre: Grupo A, 2020.

 

Texto III

 

“A linguagem Lisp nasceu como uma ferramenta matemática, independente de qualquer computador e só posteriormente se procedeu à sua adaptação a uma máquina. Uma vez que em Lisp não existia qualquer dependência, à priori, do processador que iria executar a linguagem, a linguagem também não podia tirar partido das suas potencialidades, sendo as primeiras versões muito ineficientes. Esta ineficiência resultava de os programas Lisp serem interpretados, sendo por isso muito mais lentos do que o que uma compilação permite ao reescrever um programa na linguagem do processador. No entanto, com o aparecimento de compiladores eficazes e de um suporte cada vez maior da parte dos processadores, Lisp possui, atualmente, uma eficiência comparável à das restantes linguagens.

Lisp dá ao programador a capacidade de estender a linguagem como entender, permitindo incorporar outros estilos de programação, como programação orientada para objetos, programação orientada para regras, etc. Quando surgem novos paradigmas de programação, o Lisp incorpora-os facilmente enquanto as antigas linguagens morrem. Isto permite adaptar a linguagem ao problema que estamos a resolver em vez de termos de adaptar o problema à linguagem que estamos a usar.

A facilidade de utilização, adaptação e extensão da linguagem Lisp fez com que surgissem dezenas de versões diferentes: FranzLisp, ZetaLisp, LeLisp, MacLisp, InterLisp, Scheme, T, Nil, XLisp, AutoLisp, etc, para nomear apenas as mais relevantes. Esta multitude de dialetos começou a tornar difícil a livre comunicação entre os membros da comunidade Lisp. Para obviar este problema, criou-se um standard denominado Common Lisp com o objetivo de facilitar a troca de ideias (e programas).” (LEITÃO, 1996, p. 3-4).

Com base no texto proposto acima, analise as seguintes afirmações:

  1. LISt Programming, ou lista de programação, é o nome dado para a sigla LISP que opera com listas de dados, de modo que a partir das listas, ela possa então representar os dados e também representar programas.
  2. É possível, por meio do LISP, escrever programas automodificáveis, bem como um programa escrito por meio do LISP pode evoluir conforme a utilização de algumas técnicas.
  3. O LISP é uma linguagem de programação que já esteve presente em muitos programas, muito embora agora ela esteja perdendo espaço para o Prolog, pois o LISP é uma linguagem mais complexa.
  4. Também considerado uma linguagem de programação multiparadigma, o Common Lisp foi criado a partir do Lisp e é capaz de se adaptar a alguns estilos, no entanto, é possível vê-lo mais presente na programação funcional.

É correto o que se afirma em:

I e III, apenas.

I, apenas.

I, II e III.

II e III, apenas.

III, apenas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra I, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina