Buscar

“O estado de necessidade pode ser caracterizado pela colisão de bens jurídicos de distinto valor, devendo um deles ser sacrificado em prol da prese...

“O estado de necessidade pode ser caracterizado pela colisão de bens jurídicos de distinto valor, devendo um deles ser sacrificado em prol da preservação daquele que é reputado como mais valioso. Como salientava Heleno Fragoso: ‘O que justifica a ação é a necessidade que impõe o sacrifício de um bem em situação de conflito ou colisão, diante da qual o ordenamento jurídico permite o sacrifício do bem de menor valor’, desde que imprescindível, acrescentamos, para a salvaguarda do bem preservado.”

 

BITENCOURT, C. R. Tratado de direito penal: parte geral, 1. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 363.

 

Antunes, um rico empresário, contratou os serviços do segurança Pedro para proteger seu patrimônio e integridade física. No contrato firmado entre ambos se destacava a cláusula que obrigava Pedro a expor-se ao limite, arriscando a própria vida, para salvar o patrão de perigo direto e iminente. Todavia, durante uma viagem de rotina, o monomotor particular do empresário, pilotado por ele mesmo, sofreu uma pane e os dois passaram a disputar o único paraquedas existente na aeronave. Valendo-se de seu vigor físico, o segurança contratado impôs-se facilmente sobre o seu opositor e logrou êxito em abandonar o aparelho, determinando, em consequência, a morte trágica de Antunes.

 

Agora responda: em conformidade com o trecho doutrinário apresentado, como podemos determinar a conduta de Pedro?

a.

Embora típica, não é ilícita, tendo ele agido sob o amparo da excludente do estado de necessidade.

b.

É atípica, pois falta o elemento subjetivo do crime de homicídio, que é o dolo específico de matar.

c.

É típica, ilícita e culpável, devendo responder pelo crime de homicídio, porque tinha o dever contratual de enfrentar o perigo.

d.

É típica, ilícita e não culpável, devendo Pedro ter sua punibilidade extinta por se tratar de causa dirimente de culpabilidade.

e.

É típica, ilícita e culpável, devendo responder pelo crime de homicídio, uma vez que sua posição de garantidor impede a alegação de qualquer justificativa legal.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina