Buscar

Verifica-se, assim, que a atuação do Estado variou de acordo com o momento e a fase do sistema capitalista, das suas necessidades para reprodução e...

Verifica-se, assim, que a atuação do Estado variou de acordo com o momento e a fase do sistema capitalista, das suas necessidades para reprodução e das suas crises. Quando o mercado se mostrou inapto para se sustentar sozinho, buscou auxílio no Estado para intervir na economia e regular os conflitos e a tensão entre as classes. A responsabilidade do Estado de assumir um número vasto de tarefas, no entanto, ocasionou o desperdício financeiro, que fez com que ele fosse deixado de lado novamente”. LUZ, R. S.; LEITE, L. L.; CASTRO, F. R. A. O papel do Estado na Sociedade: breves considerações e perspectivas acerca da intervenção estatal. JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 8., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2017. p. 1-12. p. 8. Considerando o excerto apresentado e a interpretação das relações entre Estado e Mercado, analise as afirmativas a seguir. I. No laissez-faire, o governo teria de se apoderar das receitas. II. No laissez-faire, defende-se a invasão de propriedade pelo governo. III. No laissez-faire, os direitos de propriedade podem, sim, ser infringidos. IV. No laissez-faire, o serviço de defesa pode ser fornecido pelo mercado. Está correto o que se afirma em:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a IV - No laissez-faire, o serviço de defesa pode ser fornecido pelo mercado. O excerto apresentado mostra que a atuação do Estado na economia varia de acordo com as necessidades do sistema capitalista e suas crises. Quando o mercado não consegue se sustentar sozinho, o Estado é chamado a intervir na economia e regular os conflitos entre as classes. No entanto, essa intervenção pode levar a desperdício financeiro e, consequentemente, a deixar o Estado de lado novamente. O laissez-faire é uma teoria econômica que defende a não intervenção do Estado na economia. Nesse sentido, a afirmativa IV está correta, pois no laissez-faire, o serviço de defesa pode ser fornecido pelo mercado. As afirmativas I, II e III estão incorretas, pois no laissez-faire, o governo não se apodera das receitas, não defende a invasão de propriedade pelo governo e os direitos de propriedade não podem ser infringidos.

0
Dislike0
User badge image

Adry Lima

A alternativa IV - está incorreta, pois a liberdade do mercado deve ser conservada e os direitos de propriedade não podem ser infringidos, considerando que o serviço de defesa não pode ser fornecido pelo mercado.

 No laissez-faire, defende-se a invasão maciça de propriedade pelo governo. Um governo laissez-faire teria de, necessariamente, apoderar-se das receitas.


RESPOSTA: I e II, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais