Buscar

A automação do controle de processos industriais com o uso dos controladores programáveis (CP’s) trouxe grandes vantagens em relação aos sistemas d...

A automação do controle de processos industriais com o uso dos controladores programáveis (CP’s) trouxe grandes vantagens em relação aos sistemas de controle analógico utilizados anteriormente. A aplicação desses dispositivos permite, por exemplo, o aumento da flexibilidade do sistema, uma vez que as mudanças nas regras de controle via programação por software são implementadas de forma rápida e dinâmica, aperfeiçoando-se o processo à medida que este é modificado. Outro aspecto importante desse cenário é o aumento das possibilidades de customização dos processos fabris, adequando-se às novas necessidades de produtos, agilizando os processos e incrementando a qualidade.

 

A figura a seguir ilustra o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia de controle no contexto da indústria 4.0, marcado pela integração digital, na qual a tecnologia da informação integra-se aos processos industriais e as decisões são processadas de forma automática, a partir do uso de um grande conjunto de dados armazenados em rede. Essa rede é formada por objetos físicos, sistemas, plataformas e aplicativos, responsáveis por gerar os dados que serão avaliados e desencadearão as ações de comando e controle dos equipamentos, acelerando processos de decisão e de adaptação nas indústrias. Nesse cenário, destaca-se a integração das técnicas de controle discreto e controle eletrônico do ambiente produtivo, coordenadas por controlador programável com ferramentas de processamento de dados online.

 

  


 

Em relação à aplicação de controladores programáveis em sistemas automatizados industriais e suas perspectivas ante à evolução do sistema fabril para a indústria 4.0, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  

I. O controlador programável é um dispositivo essencial na evolução da automação de processos industriais ao promover a eficiência, a flexibilidade e a competitividade das empresas no contexto da modificação da produção industrial.

   

PORQUE

   

II. O controlador programável é um dispositivo que contribui para a descentralização da cadeia produtiva, através do uso de redes dedicadas, privilegiando a organização de unidades autônomas de produção, auto-organizadas e acompanhando os ciclos cada vez mais curtos de inovação.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais