Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos crimes contra a pessoa, previstos no Código Penal, é correto afirmar que:

Todos os crimes do Capítulo I são julgados pelo Tribunal do Júri, sem exceção.
O homicídio não pode ser qualificado pela motivação fútil e torpe simultaneamente.
O homicídio praticado contra policial militar de férias, em que o agente desconhecia a profissão da vítima, enquadra-se na forma qualificada.
Enquanto o crime doloso contra a vida de mulher é denominado feminicídio, o praticado contra a vida do homem é denominado homicídio.
O homicídio culposo pode se dar tanto de forma consumada quanto de forma tentada.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas a afirmativa V está correta.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. "Todos os crimes do Capítulo I são julgados pelo Tribunal do Júri, sem exceção." - Falso. Nem todos os crimes contra a pessoa são julgados pelo Tribunal do Júri. Apenas os crimes dolosos contra a vida, como homicídio, são julgados por esse tribunal. II. "O homicídio não pode ser qualificado pela motivação fútil e torpe simultaneamente." - Falso. O homicídio pode ser qualificado por mais de uma motivação, incluindo fútil e torpe, simultaneamente. III. "O homicídio praticado contra policial militar de férias, em que o agente desconhecia a profissão da vítima, enquadra-se na forma qualificada." - Falso. Para que o homicídio contra um policial militar seja considerado qualificado, é necessário que o agente tenha conhecimento da profissão da vítima. IV. "Enquanto o crime doloso contra a vida de mulher é denominado feminicídio, o praticado contra a vida do homem é denominado homicídio." - Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o feminicídio é uma qualificadora específica para homicídios de mulheres. V. "O homicídio culposo pode se dar tanto de forma consumada quanto de forma tentada." - Falso. O homicídio culposo, por definição, não admite tentativa, pois não há intenção de matar. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a IV. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas a afirmativa IV está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) Apenas a afirmativa I está correta. Isso porque, de acordo com o Código Penal Brasileiro, os crimes do Capítulo I (que trata dos crimes contra a vida) são julgados pelo Tribunal do Júri, sem exceção. As demais afirmativas estão incorretas, pois o homicídio pode ser qualificado pela motivação fútil e torpe simultaneamente, o homicídio praticado contra policial militar de férias, em que o agente desconhecia a profissão da vítima, não se enquadra na forma qualificada, o crime doloso contra a vida de homem também é denominado homicídio e o homicídio culposo pode se dar tanto de forma consumada quanto de forma tentada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta:


consuma-se quando a vítima, sem norma legal que a obrigue a tanto, faz ou deixa de fazer, cedendo à determinação do agente.
tipifica o crime a coação exercida para impedir suicídio, o que se explica pelo fato de o suicídio não ser penalmente relevante.
tipifica o crime a intervenção médica ou cirúrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, mesmo se justificada por iminente perigo de vida.
qualifica o tipo a concussão, quando o agente exige para si ou para outrem vantagem indevida, em razão da prática do constrangimento.
é um crime formal, que se consuma com a prática do ato de constranger, independentemente da obtenção da vantagem pretendida pelo agente.

Qual alternativa constitui uma periclitação da vida e da saúde presente no Decreto-Lei Federal nº 2.848/40?


Sequestro.
Maus-tratos.
Rixa.
Infanticídio.
Aborto.

Sobre o crime de extorsão mediante sequestro, é exigida a relação de causalidade com a libertação da vítima. Sobre as situações hipotéticas acima descritas, as condutas de Ermenegildo e Zeus configuram:

A principal distinção entre os crimes de roubo e de extorsão é a imprescindibilidade da conduta da vítima no de extorsão.
Delito de extorsão praticado por ambos.
Delito de roubo praticado por ambos.
Roubo e extorsão, respectivamente.
Extorsão e roubo, respectivamente.
Constrangimento ilegal e roubo, respectivamente.

Sobre o crime de furto, julgue as assertivas abaixo e marque a opção correta:

O delito de furto se caracteriza como crime comum, material e subjetivamente complexo. Qualquer pessoa pode ser o sujeito ativo do crime, exceto o proprietário da res que esteja destituído de sua posse, pois, nesse caso, pode ser caracterizado crime contra a administração da justiça.
Somente na assertiva III.
II e III.
I e III.
Somente na assertiva II.
I e II.

Sobre o crime de furto, é correto afirmar:
A conduta se caracteriza pela apropriação de coisa alheia móvel de que tem a posse ou a detenção.
Para o furto privilegiado, exige-se que o agente seja primário e que a res furtiva seja de pequeno valor ¿ e, nesse caso, o agente será isento de pena.
Caracteriza-se como crime de furto a subtração de corpo humano em um jazigo do cemitério.
O CP não prevê a figura típica de furto de semovente domesticável de produção, mas somente a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Caso o crime seja praticado durante o repouso noturno, incidirá aumento de pena em face do maior juízo de reprovabilidade da conduta.

Mais conteúdos dessa disciplina