Buscar

“A declaração de vontade é elemento estrutural ou requisito de existência do negócio jurídico. Para que este seja válido, todavia, é necessário que...

“A declaração de vontade é elemento estrutural ou requisito de existência do negócio jurídico. Para que este seja válido, todavia, é necessário que a vontade seja manifestada livre e espontaneamente. Pode acontecer, no entanto, que ocorra algum defeito na sua formação ou na sua declaração, em prejuízo do próprio declarante, de terceiro ou da ordem pública”.

 

GONÇALVES, C. R. Direito civil brasileiro: Parte geral. v. 1. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 407.

 

Sobre erro, dolo e coação, assim vistos nos nossos estudos como os principais e mais recorrentes vícios do consentimento do agente declarante da vontade, analise as assertivas a seguir.

 

  I.   Estêvão é fotógrafo e decidiu comprar uma câmera de última geração. Após pesquisar muito, comprou a sonhada câmera em um site online que ofertava um bom preço. Entretanto, após a chegada da câmera, percebeu que a qualidade das fotos não era boa o suficiente, quando descobriu que havia adquirido um aparelho fotográfico falso. Estêvão procurou um advogado para anular o negócio jurídico feito com erro.

  II.  Bruna pretendia realizar contrato de compra e venda de um automóvel. Entrou em contato com Caio, porém, ao verificar o estado do carro, decidiu não firmar o negócio jurídico. Entretanto, Caio, desesperado para ver-se livre do automóvel e, necessitando do dinheiro dele decorrente, resolveu agir com violência, e, valendo-se de arma que possuía ilegalmente, ameaçou Bruna a firmar o negócio jurídico. Bruna poderá, posteriormente, anular o negócio por dolo.

 III.   Mariana decidiu realizar um testamento. Rafael, sabendo do fato e de que Mariana pretendia doar grande parte de seus bens a Lucas, decidiu intervir. Assim, pegou-a pelos braços e forçou-a a assinar um documento alegando que doaria seus bens apenas a ele, Rafael. O testamento está maculado de coação moral.

 IV.   Gisela estava em uma disputa judicial. Ao reunir-se com a outra parte, foi surpreendida com uma imposição de que ela deveria pagar o valor de R$ 10.000, sob pena de ter a vida de sua filha, Betina, ameaçada. Gisela sofreu grave coação física neste caso.

 

Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).

a.

I e II.

b.

III e IV.

c.

II, apenas.

d.

I e III.

e.

I, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d", que apresenta as assertivas I e III como corretas. Na assertiva I, Estêvão pode anular o negócio jurídico feito com erro, pois houve um defeito na sua formação, já que ele adquiriu um aparelho fotográfico falso. Na assertiva III, Mariana foi forçada a assinar um documento alegando que doaria seus bens apenas a Rafael, o que caracteriza coação moral, um dos vícios do consentimento do agente declarante da vontade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais