Buscar

A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cervicovaginal. Esse...

A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cervicovaginal. Esse exame também é conhecido como exame citológico, de lâmina, citopatológico ou citologia cervicovaginal. Embora o principal propósito da citologia cervicovaginal seja a detecção das lesões precursoras do câncer cervical, o achado de condições infecciosas/reativas também pode contribuir para a saúde da mulher. Um dos fatores de risco para o câncer de colo uterino é o histórico de infecções sexualmente transmissíveis, sendo comprovada essa relação por vários estudos epidemiológicos realizados no Brasil. Dessa forma, tem crescido o interesse na utilização do exame preventivo do câncer de colo uterino, para o reconhecimento de infecções cervicovaginais, como uma importante alternativa diagnóstica.


Considerando o texto e as figuras acima, é correto afirmar que:


A

a figura 2 revela características celulares indicativas da infecção por HPV, visto que a presença de “células-guia", recobertas por densas colônias de microrganismos, é uma das características da infeção por esse vírus.

B

a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infeção pelo Papilomavírus Humano (HPV), visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células desse esfregaço são típicas da infecção por HPV. A figura 2 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis.

C

as figuras 1 e 2 revelam características celulares que indicam provável infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células da figura 1, assim como a presença de “células-guia", recobertas por densas colônias de microrganismos, observadas na figura 2, são características da infeção por HPV.

D

as figuras 1 e 2 revelam características celulares que indicam provável infecção por Gardnerella vaginalis, visto que a coilocitose e a binucleação observadas em células da figura 1, assim como a presença de “células-guia" recobertas por densas colônias de microrganismos, são observadas na figura 2, características da infecção por Gardnerella vaginalis.

E

a figura 1 revela características celulares indicativas de provável infecção por Gardnerella vaginalis, visto que a coilocitose e a binucleação, observadas em células desse esfregaço, são típicas da infecção por essa bactéria.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais