Buscar

Leia o texto a seguir: Educação física escolar: estado da arte e direções futuras O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação...

Leia o texto a seguir:

Educação física escolar: estado da arte e direções futuras

O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar.

Fonte: BETTI, M.; FERRAZ, O. L.; DANTAS, L. E. P. B. T. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Rev. bras. educ. fís. esporte 25 (spe) Dez 2011.

 

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



A pesquisa apresentada no enunciado é do tipo bibliográfica pois baseou-se na coleta dos dados.


A pesquisa apresentada no enunciado é do tipo experimental pois o resultado indica a necessidade de intervenção.


A pesquisa apresentada no enunciado é do tipo descritiva o levantamento de dados foi realizado via artigos científicos.


A pesquisa apresentada no enunciado é do tipo bibliográfica pois o estudo foi conduzido com base em artigos científicos.


A pesquisa apresentada no enunciado é do tipo descritiva pois foram analisadas informações concentradas em documentos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pesquisa apresentada no enunciado é do tipo descritiva, pois foram analisados dados coletados em artigos científicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais