Buscar

Quanto à cartilagem articular, indique a alternativa correta. A cartilagem articular é um tecido pouco especializado, adaptado para suportar baixí...

Quanto à cartilagem articular, indique a alternativa correta.

A cartilagem articular é um tecido pouco especializado, adaptado para suportar baixíssimas cargas sem falhar durante o período de vida médio de um indivíduo.
Dentre as articulações fibrosas, cartilagíneas e sinoviais somente as sinoviais apresentam um grau mínimo de movimento.
As fibrilas de colágeno e os proteoglicanos, ambos capazes de formar redes estruturais de resistência significativa, são os componentes estruturais inexistentes na cartilagem e que poderiam suportam as tensões mecânicas internas que resultam das cargas aplicadas à cartilagem articular, e juntamente com a água determinam o comportamento biomecânico deste tecido.
Os osteócitos são células esparsamente distribuídas na cartilagem articular, representam menos de 10% do volume tecidual e fabricam, secretam, organizam e sustentam o componente inorgânico da matriz óssea.
Apresenta funções primordiais: distribuir as cargas articulares sobre uma grande área para diminuir as tensões sofridas pelas superfícies de contato articulares; possibilitar o movimento relativo de superfícies articulares opostas com o mínimo atrito e desgaste.
a. I, II e IV estão corretas.
b. II, III e V estão corretas.
c. III e V estão corretas.
d. I, III e IV estão corretas.
e. IV e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

TEA 3
2 pág.

Educação Física Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c. A cartilagem articular é um tecido altamente especializado, adaptado para suportar cargas sem falhar durante o período de vida médio de um indivíduo. Dentre as articulações fibrosas, cartilagíneas e sinoviais, somente as sinoviais apresentam um grau máximo de movimento. As fibrilas de colágeno e os proteoglicanos, ambos capazes de formar redes estruturais de resistência significativa, são os componentes estruturais existentes na cartilagem e que suportam as tensões mecânicas internas que resultam das cargas aplicadas à cartilagem articular, e juntamente com a água determinam o comportamento biomecânico deste tecido. Os condrócitos são células esparsamente distribuídas na cartilagem articular, representam menos de 10% do volume tecidual e fabricam, secretam, organizam e sustentam o componente orgânico da matriz extracelular. Apresenta funções primordiais: distribuir as cargas articulares sobre uma grande área para diminuir as tensões sofridas pelas superfícies de contato articulares; possibilitar o movimento relativo de superfícies articulares opostas com o mínimo atrito e desgaste.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais