Buscar

A política econômica do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) deu absoluta ênfase à consolidação do ambiente de estabilidade de...

A política econômica do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) deu absoluta ênfase à consolidação do ambiente de estabilidade de preços. Durante todo o período, foi mantido um regime cambial semifixo, baseado na administração de estreitas bandas de flutuação. Permitiu-se uma desvalorização cambial a um ritmo relativamente estável, porém insuficiente para a redução do desequilíbrio do mercado em relação ao câmbio real de equilíbrio.

 

Sob um regime de câmbio administrado, a política monetária perdeu autonomia e ficou condicionada à manutenção da paridade de câmbio escolhida. A manutenção da valorização cambial requer, geralmente, contração monetária, especialmente quando ocorrem choques externos negativos que afetam a oferta internacional de divisas para o país.

  


Com base nas informações apresentadas, no que diz respeito ao Governo de Fernando Henrique Cardoso, avalie as afirmações a seguir.

 

I. As políticas de governo utilizadas para o controle da inflação foram a flutuação da taxa de câmbio fixada como meta pelo Banco Central, com um regime monetário em bandas cambiais e controle da dívida pública.

 

II. Inicialmente, o governo aplica um regime de câmbio fixo com bandas cambiais e, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, altera a política monetária para um sistema de metas inflacionárias.

 

III. O plano Real só foi possível graças à confiabilidade da população e à flutuação cambial para a consolidação da estabilidade de preços frente à balança de pagamentos e à dívida externa.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I e III, apenas.

B) 

II, apenas.

C) 

I e II, apenas.

D) 

I, II e III.

E) 

III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais