Buscar

O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, ...

O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. Adotar medidas para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis significa garantir um direito da população e cumprir uma obrigação do Estado. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Independentemente da causa desencadeante, o peso de nascimento inferior a 2.500g é o fator de risco mais comumente associado às mortes perinatais e representa um dos principais indicadores de risco para o crescimento pós-natal, devendo ser investigado em cada criança atendida.

( ) Toda criança com história de baixo peso ao nascer deve ser considerada como criança de risco nutricional e acompanhada com maior assiduidade pelos serviços de saúde principalmente no primeiro ano de vida.

( ) Se a criança está crescendo e se desenvolvendo bem, o profissional de saúde deve parabenizar os pais. Em caso contrário, deve-se explicar aos pais os riscos de saúde que a criança corre e orientá-los para a promoção do seu crescimento e desenvolvimento.

( ) Para uma boa avaliação do crescimento da criança, são necessárias pesagens esporádicas, e cada peso deve ser registrado no Gráfico Peso/Idade. No caso de o intervalo entre duas pesagens ser igual ou superior a dois meses, a linha do traçado que liga esses dois pontos deve ser contínua para chamar a atenção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.


A

(F) (V) (F) (V).

B

 (V) (V) (V) (F).

C

(V) (F) (V) (F).

D

(F) (V) (V) (F).

E

(V) (F) (F) (V).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: (V) (F) (V) (F). Justificativa: - (V) Independentemente da causa desencadeante, o peso de nascimento inferior a 2.500g é o fator de risco mais comumente associado às mortes perinatais e representa um dos principais indicadores de risco para o crescimento pós-natal, devendo ser investigado em cada criança atendida. - (F) Toda criança com história de baixo peso ao nascer deve ser considerada como criança de risco nutricional e acompanhada com maior assiduidade pelos serviços de saúde principalmente no primeiro ano de vida. (A afirmação está incorreta, pois nem todas as crianças com baixo peso ao nascer necessariamente apresentam risco nutricional). - (V) Se a criança está crescendo e se desenvolvendo bem, o profissional de saúde deve parabenizar os pais. Em caso contrário, deve-se explicar aos pais os riscos de saúde que a criança corre e orientá-los para a promoção do seu crescimento e desenvolvimento. - (F) Para uma boa avaliação do crescimento da criança, são necessárias pesagens esporádicas, e cada peso deve ser registrado no Gráfico Peso/Idade. No caso de o intervalo entre duas pesagens ser igual ou superior a dois meses, a linha do traçado que liga esses dois pontos deve ser contínua para chamar a atenção. (A afirmação está incorreta, pois as pesagens devem ser regulares e não esporádicas).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais