Buscar

Leia o texto a seguir, de autoria de Wendell Beethoven Ribeiro Agra, publicado pelo Conselho Nacional do Ministério Público em 2019, intitulado “O ...

Leia o texto a seguir, de autoria de Wendell Beethoven Ribeiro Agra, publicado pelo Conselho Nacional do Ministério Público em 2019, intitulado “O controle das políticas de segurança pública e da eficiência da atividade policial”:
Desse modo, a ideia de compatibilização dessas vertentes constitucionais (segurança pública e respeito aos direitos fundamentais dos transgressores, sem descurar a repressão ao crime e o campo assistencial às vítimas) deve ser assimilada sob o enfoque da cidadania e da dignidade humana como vetores inafastáveis do Estado Democrático de Direito, cuja dissociação é inadmissível para qualquer indivíduo, o que, por óbvio, não exclui aqueles que tenham cometido delitos.
Ocorre que essa interpretação fatiada do art. 144 da CF/88 (destaque-se: focada na compreensão equivocada da segurança pública como uma temática apenas passível da atuação repressiva do Estado, não como direito e responsabilidade de todos) também foge à compreensão do direito constitucional contemporâneo como um efetivo sistema em si. Essas limitações sintetizam o pensamento tradicional da segurança pública e sustentam suas urgentes necessidades de mudança e de respectiva evolução.
O texto se relaciona com um dos problemas que toca a compreensão que se dá ao texto constitucional brasileiro. Assinale a alternativa que retrata esse problema.


a. A necessidade de que a segurança pública seja tratada como uma política pública.
b. A falta de articulação entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública.
c. O entendimento de que segurança pública não é um direito social, mas uma atividade ligada à prestação punitiva do Estado.
d. A necessidade de que os órgãos de segurança pública devam buscar eficiência na oferta de bens públicos.
e. A pouca participação social atribuída na gestão da segurança pública.

Essa pergunta também está no material:

prova de profissionais do Sup est democratico de Direito ATIVIDADE 4
6 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto se relaciona com o problema de compreensão equivocada da segurança pública como uma temática apenas passível da atuação repressiva do Estado, não como direito e responsabilidade de todos, o que foge à compreensão do direito constitucional contemporâneo como um efetivo sistema em si. Portanto, a alternativa correta é a letra c: "O entendimento de que segurança pública não é um direito social, mas uma atividade ligada à prestação punitiva do Estado."

0
Dislike0
User badge image

Yasmyn Bruna Lopes Dias

A alternativa que retrata o problema abordado no texto é:


c. O entendimento de que segurança pública não é um direito social, mas uma atividade ligada à prestação punitiva do Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais