Buscar

A evolução das penas perpassou por inúmeras modificações e interpretações ao longo dos séculos, de acordo com as características de cada sociedade ...

A evolução das penas perpassou por inúmeras modificações e interpretações ao longo dos séculos, de acordo com as características de cada sociedade e cultura. No âmbito criminológico, no entanto, ocupa lugar de destaque algumas vertentes de pensamento, tal como a Escola Clássica, Positiva e Crítica.

 

Considerando as características das vertentes de pensamento criminológico da Escola Clássica e Positiva, julgue as afirmativas a seguir dispostas:

 

I – A Escola Clássica define o crime como um ente jurídico, e o criminoso é compreendido como um ser humano comum, que possui livre-arbítrio para escolher realizar o bem, mas, mesmo assim, escolhe realizar o mal através da conduta delitiva, gerando o dever de punição.

II – A Escola Positiva define o crime como um ente ontológico, como um fato natural, compreendendo o indivíduo delinquente como alguém anormal, portador de alguma patologia que retira seu livre-arbítrio, fadando-a à delinquência.

III – A Escola Clássica põe em prática um “Direito Penal do Autor” enquanto a Escola Positivista, por sua vez, aplicou um “Direito Penal do Fato.

IV – Cesare Beccaria e Francesco Carrara identificavam-se como autores da vertente Clássica do pensamento criminológico, enquanto Cesare Lombroso e Enrico Ferri identificavam-se como expoentes da criminologia Positivista.

V – Tanto a Escola Clássica quanto a Escola Positiva empregam uma ideologia da defesa social, o que significa que suas correntes de pensamento se justificam em prol do interesse coletivo e do “bem comum” da sociedade.

De acordo com as afirmativas apresentadas, é correto o que se afirma em:

  • II, III e V apenas.
  • I, III e IV apenas.
  •  
  • I, II e V apenas.
  •  
  • II, III e IV apenas.
  •  
  • Todas as afirmativas estão incorretas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e V apenas. Justificativa: I - Correta. A Escola Clássica entende que o crime é um ente jurídico e que o criminoso é um ser humano comum, que possui livre-arbítrio para escolher realizar o bem ou o mal, gerando o dever de punição. II - Correta. A Escola Positiva entende que o crime é um ente ontológico, como um fato natural, e que o indivíduo delinquente é anormal, portador de alguma patologia que retira seu livre-arbítrio, fadando-a à delinquência. III - Incorreta. A Escola Clássica põe em prática um "Direito Penal do Fato", enquanto a Escola Positivista aplicou um "Direito Penal do Autor". IV - Incorreta. Cesare Beccaria e Francesco Carrara identificavam-se como autores da vertente Clássica do pensamento criminológico, enquanto Cesare Lombroso e Enrico Ferri identificavam-se como expoentes da criminologia Positivista. V - Correta. Tanto a Escola Clássica quanto a Escola Positiva empregam uma ideologia da defesa social, o que significa que suas correntes de pensamento se justificam em prol do interesse coletivo e do "bem comum" da sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina