Buscar

A cromatografia gasosa pode ser dividida em gás-sólido e gás-líquido, dependendo da fase estacionária. A cromatografia gás-sólido é bem menos usada...

A cromatografia gasosa pode ser dividida em gás-sólido e gás-líquido, dependendo da fase estacionária. A cromatografia gás-sólido é bem menos usada do que a gás-líquido, por que se deve esse fato?

  • Pode ser utilizado para a grande maioria dos compostos orgânicos, contudo, tem baixa sensibilidade para gases voláteis.
  • A aplicação da cromatografia gás-sólido é limitada a gases extremamente voláteis como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.
  • Por ter colunas com material finamente dividido e empacotado limita-se a pequena quantidade de amostras e satura facilmente.
  • As colunas cromatográficas do tipo gás-sólido são geralmente capilares o que aumenta o tempo da corrida cromatográfica e o alargamento do pico.
  • Apenas compostos voláteis podem ser utilizados nesse tipo de cromatografia o que diminui as suas aplicações.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O fato da cromatografia gás-sólido ser menos usada do que a cromatografia gás-líquido se deve ao fato de que as colunas cromatográficas do tipo gás-sólido são geralmente capilares, o que aumenta o tempo da corrida cromatográfica e o alargamento do pico. Além disso, por ter colunas com material finamente dividido e empacotado, limita-se a pequena quantidade de amostras e satura facilmente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais