Buscar

Em razão do grande quantitativo de acidentes fatais na área urbana, a Câmara Municipal do Município Alfa aprovou e o Prefeito Municipal sancionou a...

Em razão do grande quantitativo de acidentes fatais na área urbana, a Câmara Municipal do Município Alfa aprovou e o Prefeito Municipal sancionou a Lei nº 123/2018. Esse diploma normativo previu multas um pouco mais elevadas que aquelas previstas no Código de Trânsito Brasileiro para os motoristas que trafegassem em velocidade superior à permitida no território do Município Alfa. À luz da narrativa acima, responda aos questionamentos a seguir. A) A Lei nº 123/2018, do Município Alfa, sob o prisma formal, está em harmonia com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988? Justifique. (Valor: 0,60) B) Se a lei municipal se limitar a estabelecer a velocidade máxima a ser observada nas vias urbanas do Município, há alguma incompatibilidade formal com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988? Justifique. (Valor: 0,65) Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

A Lei nº 123/2018, do Município Alfa, sob o prisma formal, está em harmonia com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988?
Se a lei municipal se limitar a estabelecer a velocidade máxima a ser observada nas vias urbanas do Município, há alguma incompatibilidade formal com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988?

Essa pergunta também está no material:

fgv-2019-oab-exame-de-ordem-unificado-xxviii-segunda-fase-direito-constitucional-prova
16 pág.

Oab Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) A Lei nº 123/2018, do Município Alfa, sob o prisma formal, pode estar em harmonia com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, desde que respeite os limites de competência legislativa estabelecidos pela Constituição. A competência para legislar sobre trânsito é concorrente entre a União e os Estados, conforme art. 22, XI, da Constituição Federal. No entanto, a Constituição Federal permite que os municípios legislem sobre assuntos de interesse local, conforme art. 30, I. Portanto, a Lei nº 123/2018 pode ser considerada constitucional se estiver dentro dos limites de competência do município e não contrariar as normas gerais estabelecidas pela União. B) Não há incompatibilidade formal com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, se a lei municipal se limitar a estabelecer a velocidade máxima a ser observada nas vias urbanas do Município, desde que respeite os limites de competência legislativa estabelecidos pela Constituição. Como mencionado anteriormente, a competência para legislar sobre trânsito é concorrente entre a União e os Estados, conforme art. 22, XI, da Constituição Federal. No entanto, a Constituição Federal permite que os municípios legislem sobre assuntos de interesse local, conforme art. 30, I. Portanto, a lei municipal pode estabelecer a velocidade máxima a ser observada nas vias urbanas do Município, desde que não contrarie as normas gerais estabelecidas pela União.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais