Buscar

O nexo causal é o elemento que apresenta a relação causa-efeito entre a conduta do agente e o resultado danoso sofrido pela vítima. Sobre ele, po...

 

O nexo causal é o elemento que apresenta a relação causa-efeito entre a conduta do agente e o resultado danoso sofrido pela vítima. Sobre ele, podemos afirmar que:

A. 

é imprescindível para a responsabilidade civil, tanto objetiva quanto subjetiva.

B. 

assim como a culpa, existem situações em que a verificação do nexo causal é dispensável para a imputação de responsabilidade do agente.

C. 

o dano e a valoração indenizatória independem do nexo causal.

D. 

o nexo causal não faz parte dos elementos da responsabilidade civil, que se materializa apenas com a existência de uma conduta e um resultado.

E. 

trata-se do comportamento voluntário humano exteriorizado por uma ação ou omissão que produz uma consequência jurídica.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "é imprescindível para a responsabilidade civil, tanto objetiva quanto subjetiva." O nexo causal é um elemento fundamental para a responsabilização civil do agente, pois é ele que estabelece a relação de causa e efeito entre a conduta do agente e o dano sofrido pela vítima. Sem o nexo causal, não há como imputar a responsabilidade pelo dano causado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais