Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com as informações disponibilizadas no seu material de estudo, não há sinal específico para os pronomes possessivos no dual, trial, quadrial e plural (grupo). Nestas situações são usados os pronomes pessoais correspondentes. Diante de tal informação, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta informações corretas sobre a configuração de mão para as segunda e terceira pessoas do pronome possessivo para indicar o sinal de “MEU”.


a. Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em D, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa).
b. Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em N, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa).
c. Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em J, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa).
d. Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em M, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa).
e. Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em P, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa).
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para identificar a configuração de mão correta para os pronomes possessivos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), precisamos considerar como os sinais são formados para a segunda e terceira pessoas. Analisando as alternativas: a) Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em D, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa). - A configuração em D é correta para a segunda e terceira pessoas. b) Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em N, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa). - A configuração em N não é a correta. c) Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em J, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa). - A configuração em J não é a correta. d) Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em M, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa). - A configuração em M não é a correta. e) Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em P, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa). - A configuração em P não é a correta. Portanto, a alternativa correta é: a) Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em D, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com as informações disponibilizadas no material de estudo, a alternativa correta é a letra A: "Para as segunda e terceira pessoas, a configuração da mão é em D, mas o movimento é em direção à pessoa com quem se fala (segunda pessoa) ou está sendo mencionada (terceira pessoa)".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os pronomes possessivos em Libras estão relacionados às pessoas do discurso e aos objetos de posse. Além disso, é importante ressaltar que eles não possuem marcação de gênero. Sobre essa classe gramatical, marque a opção correta:


a. Para realizar o processo de referência a tudo o que tem vida, como por exemplo, para se referir às pessoas, aos animais dentre outros elementos que possuem vida, a configuração de mão deve ser aberta com os dedos juntos, tocando no peito, levemente também.
b. Para realizar o processo de referência a tudo o que não tem vida, como por exemplo, para se referir às pessoas, aos animais dentre outros elementos que possuem vida, a configuração de mão deve ser aberta com os dedos juntos, tocando no peito, levemente também.
c. Para realizar o processo de referência a tudo o que tem vida, como por exemplo, para se referir às pessoas, aos animais dentre outros elementos que possuem vida, o ponto de articulação deve ser aberto com os dedos juntos, tocando no peito, levemente também.
d. Para realizar o processo de referência a tudo o que não tem vida, como por exemplo, para se referir às pessoas, aos animais dentre outros elementos que possuem vida, a expressão facial e/ou corporal de ver levemente discreta..
e. Para realizar o processo de referência a tudo o que tem vida, como por exemplo, para se referir às pessoas, aos animais dentre outros elementos que possuem vida, a configuração de mão deve ser aberta com os dedos juntos, tocando no braço, fortemente também.

Em libras, o conjunto de pronomes pessoais se distingue em três pessoas (primeira, segunda e terceira) e em três números (singular, dual e múltiplo/mais de dois). Considerando tal afirmativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Nas línguas de sinais, a direção do olhar apresenta uma função no nível discursivo, conforme acontece nas línguas orais.
PORÉM,
II. Além dessa função, o direcionamento do apresenta função fonológica que resulta de sua gramaticalização. Nesse sentido, infere-se que, no nível discursivo, a direção do olhar tem a função de direcionar a atenção do interlocutor para o objeto que está sendo indicado.
A respeito dessas

I. Nas línguas de sinais, a direção do olhar apresenta uma função no nível discursivo, conforme acontece nas línguas orais.
II. Além dessa função, o direcionamento do apresenta função fonológica que resulta de sua gramaticalização. Nesse sentido, infere-se que, no nível discursivo, a direção do olhar tem a função de direcionar a atenção do interlocutor para o objeto que está sendo indicado.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) As duas asserções são proposições falsas.

Assuming the assertions, choose the correct option:
a. Assertion I is a false proposition, and II is a true proposition.
b. Assertions I and II are true propositions, but II is not a correct justification of I.
c. Assertions I and II are false propositions.
d. Assertions I and II are true propositions, and II is a correct justification of I.
e. Assertion I is a true proposition, and II is a false proposition.

I is a true proposition.
II is a true proposition.
a. Assertion I is a false proposition, and II is a true proposition.
b. Assertions I and II are true propositions, but II is not a correct justification of I.
c. Assertions I and II are false propositions.
d. Assertions I and II are true propositions, and II is a correct justification of I.
e. Assertion I is a true proposition, and II is a false proposition.

In Libras studies, transcription is sometimes called simplified because words from an oral language are used to represent a sign approximately. Based on this statement, mark the option that presents correct information about the Transcription System in Libras.


a. Transcription is a way of documenting the oral language through the convention of a notation system with words and symbols.
b. Transcription is a way of documenting the oral language through the convention of a connotation system with words and symbols.
c. Transcription is a way of documenting the signed language through the translation of a notation system with words and symbols.
d. Transcription is a way of documenting the signed language through the convention of a notation system with words and symbols.
e. Transcription is a way of documenting the signed language through the translation of a connotation system with words and symbols.

LIBRAS, Brazilian Sign Language, is a language of the visual-gestural modality (or space-visual), since linguistic information is received by the eyes and reproduced by the hands. About the Manual Alphabet, choose the correct option:


a. In Libras, the use of dactylology is made, which is a way of spelling words with fingers, using the manual alphabet, where it is mainly applied to proper names.
b. In Libras, the use of dactylography is made, which is a way of spelling words with fingers, using the manual alphabet, where it is mainly applied to proper names.
c. In Libras, the use of dactylology is made, which is a way of spelling words with hands, using the manual alphabet, where it is mainly applied to proper names.
d. In Libras, the use of dactylology is made, which is a way of spelling words with hands, using the digital alphabet, where it is mainly applied to proper names.
e. In Libras, the use of dactylography is made, which is a way of spelling words with hands, using the manual alphabet, where it is mainly applied to proper names.

The possessive pronouns in Libras are related to the discourse people and the objects of possession. About this grammatical class in Libras, choose the correct option:


a. The direction of gaze and face are very important. It is important to highlight that in Libras, the correct way to represent people in speech, that is, a pronominal system, is from hand explanation.
b. The direction of gaze and body are very important. It is important to highlight that in Libras, the correct way to represent people in speech, that is, a pronominal system, is from body movement.
c. The direction of arm and hand are very important. It is important to highlight that in Libras, the correct way to represent people in speech, that is, a pronominal system, is from the articulation point.
d. The direction of gaze and hand are very important. It is important to highlight that in Libras, the correct way to represent people in speech, that is, a pronominal system, is from the hand point.
e. The direction of gaze and hand are very important. It is important to highlight that in Libras, the correct way to represent people in speech, that is, a pronominal system, is from the finger point.

A respeito das diferenças entre a Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas

I. A língua de sinais é visual-espacial e a Língua Portuguesa é oral-auditiva.
II. A língua de sinais é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas mediante as interações culturais surdas, enquanto a Língua Portuguesa constitui-se baseada nos sons.
III. A língua de sinais utiliza a estrutura de foco, que significa destacar a parte mais importante da conversa, por meio de repetições sistemáticas. Este processo é comum na Língua Portuguesa.
IV. A língua de sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. As expressões faciais não são essenciais na Língua Portuguesa, apesar de poderem ser substituídas pela prosódia, que significa a pronúncia correta das palavras com acentuação ou intensidade.
a. I e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina