Buscar

Sobre a "montagem histórica da subalternização dos povos indígenas no Brasil e suas implicações no currículo das escolas não-indígenas" (KAYPÓ & BR...

Sobre a "montagem histórica da subalternização dos povos indígenas no Brasil e suas implicações no currículo das escolas não-indígenas" (KAYPÓ & BRITO, 2014, p. 39), assinale a alternativa incorreta: Escolha uma opção: A. A representação positiva dos povos indígenas nos livros didáticos tem potencial para promover o respeito a diversidade e a valorização cultural e, também, ratifica valores de justiça social e direitos humanos. B. Mesmo com a resistência dos povos indígenas à colonização europeia não foi possível resgatar registros sobre suas histórias. Dessa forma, não há fontes que auxiliem nas pesquisas e nos estudos sobre os povos indígenas originários, colaborando com as narrativas de que são povos não-civilizados. C. Estratégias educacionais pautadas pelo Estado brasileiro até a constituição de 1988 colaborou com políticas públicas genéricas, que não contemplavam a diversidade dos povos originários, e induziam para uma adaptação dos indígenas aos parâmetros ditos "civilizados". D. As condições de subalternização dos povos indígenas reproduzidas nas escolas estão relacionadas, também, com a perspectiva eurocêntrica de pensamento. E. Os processos de construção de memória (e esquecimento) das tradições e formas de vivências indígenas esteve vinculado aos interesses de grupos hegemônicos, que reproduziu a invisibilidade dos interesses e necessidades dos povos originários.

💡 2 Respostas

User badge image

Leyliane Mendes Carvalho

Mesmo com a resistência dos povos indígenas à colonização europeia não foi possível resgatar registros sobre suas histórias. Dessa forma, não há fontes que auxiliem nas pesquisas e nos estudos sobre os povos indígenas originários, colaborando com as narrativas de que são povos não-civilizados.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B. A resistência dos povos indígenas à colonização europeia não impediu que houvesse registros sobre suas histórias. Existem diversas fontes que auxiliam nas pesquisas e nos estudos sobre os povos indígenas originários, como relatos de viajantes, documentos oficiais, registros arqueológicos, entre outros. A ideia de que não há fontes que auxiliem nas pesquisas e nos estudos sobre os povos indígenas originários é uma narrativa que contribui para a desvalorização e subalternização desses povos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais