Buscar

Leia o trecho a seguir: “Indivíduos com transtorno da personalidade evitativa esquivam-se de atividades no trabalho que envolvam contato interpesso...

Leia o trecho a seguir:

“Indivíduos com transtorno da personalidade evitativa esquivam-se de atividades no trabalho que envolvam contato interpessoal significativo devido a medo de crítica, desaprovação ou rejeição (Critério 1). Ofertas de promoções na vida profissional podem não ser aceitas pelo fato de novas responsabilidades poderem resultar em críticas de colegas.”

Fonte: ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnósticos e estatísticos de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 673. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transtorno de personalidade evitativa, pode-se afirmar que estabelecer um relacionamento terapêutico eficaz com essas pessoas pode ser desafiador, porque:

  1. pessoas com transtorno de personalidade evitativa apresentam danos nas funções cognitivas.
  2. o doente tem dificuldade em estabelecer vínculos interpessoais e se distancia socialmente, por medo de sofrer rejeição.
  3. pessoas com transtorno de personalidade evitativa evitam contato com profissionais da área da saúde.
  4. as pessoas com personalidade evitativa estabelecem vínculos com os parentes de primeiro grau.
  5. pessoas com transtorno de personalidade querem manter o distanciamento social.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "o doente tem dificuldade em estabelecer vínculos interpessoais e se distancia socialmente, por medo de sofrer rejeição." Isso ocorre porque o transtorno de personalidade evitativa é caracterizado por um padrão de esquiva social, inibição e sensibilidade excessiva à avaliação negativa. As pessoas com esse transtorno tendem a evitar situações sociais e profissionais que envolvam contato interpessoal significativo, por medo de crítica, desaprovação ou rejeição. Portanto, estabelecer um relacionamento terapêutico eficaz com essas pessoas pode ser desafiador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais