Logo Passei Direto
Buscar
Acerca das vozes que constituem um texto, analise os itens em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta.

I___ No discurso direto, as marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado são facilmente reconhecíveis. Assim, é possível distinguir claramente quem diz uma coisa e quem diz outra.

II___ No discurso indireto, os recursos gráficos mais usados são as aspas e o travessão, simples ou duplo.

III___ No discurso direto temos dois atos enunciativos, enquanto no discurso indireto há apenas um, ou seja, no discurso direto é a variedade daquele cuja fala é reproduzida, enquanto no discurso indireto a variedade linguística usada é a do autor do texto.

IV___ Por se tratar de dois atos enunciativos, no discurso indireto, as indicações de tempo e espaço são feitas em função do contexto daquele cuja fala é reproduzida, enquanto no direto são feitas em função do contexto do autor.



A. F - F - F - V.
B. V - F - V - F.
C. V - V - V - F.
D. F - V - F - V.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as vozes que constituem um texto: I___ No discurso direto, as marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado são facilmente reconhecíveis. Assim, é possível distinguir claramente quem diz uma coisa e quem diz outra. É verdadeira (V). No discurso direto, utilizamos aspas ou travessões para delimitar o que foi dito por outra pessoa, tornando claro quem é o falante. II___ No discurso indireto, os recursos gráficos mais usados são as aspas e o travessão, simples ou duplo. É falsa (F). No discurso indireto, não se utiliza aspas ou travessões, pois a fala é incorporada ao texto do narrador, sem delimitações gráficas. III___ No discurso direto temos dois atos enunciativos, enquanto no discurso indireto há apenas um, ou seja, no discurso direto é a variedade daquele cuja fala é reproduzida, enquanto no discurso indireto a variedade linguística usada é a do autor do texto. É verdadeira (V). No discurso direto, temos a fala do personagem e a narração do autor, enquanto no indireto, a fala é transformada em narração. IV___ Por se tratar de dois atos enunciativos, no discurso indireto, as indicações de tempo e espaço são feitas em função do contexto daquele cuja fala é reproduzida, enquanto no direto são feitas em função do contexto do autor. É falsa (F). No discurso indireto, as indicações de tempo e espaço são adaptadas ao contexto do narrador, enquanto no discurso direto mantêm o contexto do falante original. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - F Portanto, a sequência correta é: B. V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: V - V - V - F. I. No discurso direto, as marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado são facilmente reconhecíveis. Assim, é possível distinguir claramente quem diz uma coisa e quem diz outra. - Falso. As marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado são as aspas. II. No discurso indireto, os recursos gráficos mais usados são as aspas e o travessão, simples ou duplo. - Verdadeiro. No discurso indireto, as aspas e o travessão são usados para indicar que se trata de uma fala de outra pessoa. III. No discurso direto temos dois atos enunciativos, enquanto no discurso indireto há apenas um, ou seja, no discurso direto é a variedade daquele cuja fala é reproduzida, enquanto no discurso indireto a variedade linguística usada é a do autor do texto. - Verdadeiro. No discurso direto, temos a fala do personagem e a fala do narrador, enquanto no discurso indireto há apenas a fala do narrador. IV. Por se tratar de dois atos enunciativos, no discurso indireto, as indicações de tempo e espaço são feitas em função do contexto daquele cuja fala é reproduzida, enquanto no direto são feitas em função do contexto do autor. - Falso. No discurso direto, as indicações de tempo e espaço são feitas em função do contexto da fala do personagem, enquanto no discurso indireto, as indicações de tempo e espaço são feitas em função do contexto do narrador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A adequação da variedade linguística e´ um ponto importante tanto para a forma falada quanto para a forma escrita da língua. A partir disso, relacione as variedades de uso da língua em diferentes situações comunicativas a partir do código abaixo:
I___ Situações Formais.
II___ Situações Informais.
( ) Postagens em redes sociais, diários e e-mails pessoais, encontros para descontração.
( ) Entrevista de emprego, redações oficiais, apresentações orais de trabalhos, palestras.
( ) Palestras, redações escolares, teses, dissertações, cartas comerciais.
( ) Contatos com amigos e familiares, bilhetes, espaços de interação extraescolar, etc.
Escolha uma opção:
A. II - II - II - I.
B. I - I - II - I.
C. I - II - II - I.
D. I - I - II - II.


C. I - II - II - I.

Sobre os projetos pedagógicos com ênfase na leitura e seus objetivos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Ler para resolver um problema prático.
2. Ler para se informar sobre um tema de interesse.
3. Ler para escrever.
4. Ler para buscar informações específicas.
( ) Pertencente à atualidade política, cultural, etc., ou ao saber científico.
( ) O endereço de alguém ou o significado de uma palavra.
( ) Para produzir o conhecimento que se tem sobre um tema.
( ) Fazer uma comida, utilizar um aparelho, construir um móvel.
A sequência correta é:
Escolha uma opção:
A. 3 - 2 - 4 - 1.
B. 2 - 3 - 4 - 1.
C. 2 - 4 - 3 - 1.
D. 3 - 2 - 1 - 4.


B. 2 - 3 - 4 - 1.

Nessa questão foram abordados os conhecimentos sobre o papel social da escola enquanto instituição, que deveria ter seus propósitos vinculados aos propósitos que os estudantes vivenciam no cotidiano.


Analise as assertivas a seguir considerando o que foi exposto acerca da leitura e da escrita:

I___ Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito.

II___ Participar na cultura escrita supõe apropriar-se apenas da leitura.

III___ Participar na cultura escrita supõe assumir uma herança cultural que envolve o exercício de diversas operações com os textos e a colocação em ação de conhecimentos sobre as relações entre os textos.

É correto o que se afirma em:

I___ Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito.
II___ Participar na cultura escrita supõe apropriar-se apenas da leitura.
III___ Participar na cultura escrita supõe assumir uma herança cultural que envolve o exercício de diversas operações com os textos e a colocação em ação de conhecimentos sobre as relações entre os textos.
A. I.
B. I e II.
C. II.
D. I e III.

O papel social da língua é:


A. manifestar quais são as formas certas e erradas de falar.
B. constituir um meio de produção e de transmissão de conhecimento.
C. não possui um papel social definido.
D. ser um meio de comunicação entre os indivíduos.

Mais conteúdos dessa disciplina