Buscar

As experiências brincantes no contexto escolar estão presentes em outros momentos para além das aulas, como no recreio e nos eventos escolares, com...

As experiências brincantes no contexto escolar estão presentes em outros momentos para além das aulas, como no recreio e nos eventos escolares, como gincanas, torneios e festas junina. Esses momentos também contribuem para a formação educacional e devem fazer parte do cotidiano das escolas. Você já participou de algum evento escolar, como gincanas e torneios, certo? Você lembra dos jogos e brincadeiras que eram desenvolvidos? Grande parte envolvia competição entre equipes, mas atualmente é interessante uma aproximação cooperativa, em vez de competitiva.

Imagine que você é professor de Educação Física escolar e está com a seguinte situação: 

Sendo assim, visando atender o solicitado e considerando que pais e alunos irão participar das atividades propostas, cite dois exemplos de jogos competitivos que podem ser transformados em cooperativos para serem aplicados nessa festa, apontando o motivo que os tornam jogos inclusivos.

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Carvalho

Atividade 1: Vôlei unido.


Os participantes se dividem em 2 equipes para jogar voleibol. Sempre que um jogador passar a bola para o campo contrário do seu, ele muda de equipe. Isso fará com que os jogadores da equipe sempre se misturem e o objetivo do jogo é focado em não deixar a bola cair.


Atividade 2: Dança da cadeira inclusiva.


Cada participante fica sentado numa cadeira. Ao sinal do professor (quando a música iniciar), deverão dançar em volta das cadeiras e, quando a música parar, todos devem sentar numa cadeira. A cada rodada, uma cadeira é retirada, e os participantes devem dividir a mesma cadeira, cooperando entre si, para que todos mantenham (na medida do possível) um certo contato com ela. O objetivo é que reste apenas uma cadeira e que todos se ajudem para caber nela.


Ambas atividades, no seu formato tradicional (vôlei e dança da cadeira) são atividades competitivas, em que há um vencedor e outro perdedor; ao transformá-las em cooperativas, contudo, o objetivo da atividade muda: no vôlei, não é mais marcar pontos, mas sim favorecer a participação de todos em ambas as equipes. Já na dança da cadeira, ninguém mais será excluído; todos permanecerão na atividade até o final, com colaboração mútua.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais