Buscar

Analisando os dois poemas acima, e considerando que o texto de Álvares de Azevedo pertence à geração ultrarromântica e o de Décio Pignatari ao Conc...

Analisando os dois poemas acima, e considerando que o texto de Álvares de Azevedo pertence à geração ultrarromântica e o de Décio Pignatari ao Concretismo, é possível inferir a respeito do percurso histórico da poesia:


a) A poesia concreta de Décio Pignatari não se preocupa com o componente textual, ficando a interpretação do poema atrelado puramente ao componente visual.
b) A diferença entre o conteúdo e a forma dos poemas revela a evolução que percorreu o gênero no decorrer da história da literatura, se desenvolvendo à medida em que buscava surpreender os leitores de novos contextos.
c) Soneto pode ser considerada uma poesia mais fiel aos componentes obrigatórios para classificação do gênero, pois apresenta mais sentimento e subjetividade que COCA-COLA.
d) A poesia de Décio Pignatari não pode ser considerada como arte pois não dispõe dos mesmos valores das poesias líricas, tão valorizados pelos poetas da geração ultrarromântica.
e) A diferença de composição dos dois textos apresentados faz com que seja impossível classificá-los como pertencentes ao mesmo gênero literário.

Essa pergunta também está no material:

TEORIA DA LITERATURA II
7 pág.

Teoria da Literatura II Centro Universitário UnifacvestCentro Universitário Unifacvest

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando que o texto de Álvares de Azevedo pertence à geração ultrarromântica e o de Décio Pignatari ao Concretismo, é possível inferir que a alternativa correta é a letra b) A diferença entre o conteúdo e a forma dos poemas revela a evolução que percorreu o gênero no decorrer da história da literatura, se desenvolvendo à medida em que buscava surpreender os leitores de novos contextos. Isso porque a poesia ultrarromântica, como a de Álvares de Azevedo, valorizava a subjetividade e o sentimento, enquanto o Concretismo, como a poesia de Décio Pignatari, valorizava a forma e a objetividade, buscando novas formas de expressão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais