Buscar

Max Weber define três tipos ideais de dominação legítima: dominação Tradicional, dominação carismática e dominação racional-legal. A reflexão do so...

Max Weber define três tipos ideais de dominação legítima: dominação Tradicional, dominação carismática e dominação racional-legal. A reflexão do sociólogo influenciou as análises na administração sobre o papel e sentido da liderança no interior das organizações burocráticas. Neste sentido, marque a alternativa que corresponde ao tipo de dominação característica da sociedade moderna capitalista.


Nas organizações burocráticas modernas, segundo Weber, a dominação é exercida por um líder, encarregado por uma tarefa ou atividade de uma organização. O mesmo comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade para mandar e exigir obediência sem nenhum tipo de questionamento
Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida segundo os costumes e regras cristalizadas no tempo, má hereditariedade e nos rituais transmitidos de geração em geração.
Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida sempre de acordo com a vontade do dominante, levando em consideração as relações pessoais, formalizando um quadro de funcionários de acordo com o grau de lealdade e fidelidade.
O líder exerce a autoridade sobre seus liderados que cumprem suas funções não pela força, mas pelo poder do convencimento, da persuasão.
Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida segundo uma racionalidade técnica expressa nas normas estatuídas, nas quais os indivíduos orientam suas ações adequando meios a fins.

Essa pergunta também está no material:

AV2   fundamentos de ciencias sociais
4 pág.

Fundamentos das Ciências Sociais Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Max Weber, o tipo de dominação característica da sociedade moderna capitalista é a dominação racional-legal. Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida segundo uma racionalidade técnica expressa nas normas estatuídas, nas quais os indivíduos orientam suas ações adequando meios a fins. O líder exerce a autoridade sobre seus liderados que cumprem suas funções não pela força, mas pelo poder do convencimento, da persuasão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais