Buscar

Analise o excerto da notícia abaixo, extraída do sítio eletrônico do Senado:     “O Poder Legislativo analisa mais de 100 propostas de emenda à Con...

Analise o excerto da notícia abaixo, extraída do sítio eletrônico do Senado:

   

O Poder Legislativo analisa mais de 100 propostas de emenda à Constituição (PECs) para reformar o Sistema Tributário Nacional, mas o esforço recente gira em torno de duas matérias. A PEC 45/2019, apresentada em abril pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), aguarda parecer na comissão especial da Câmara. A PEC 110/2019, sugerida em julho pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A principal convergência entre as duas propostas é a extinção de diversos tributos que incidem sobre bens e serviços. Eles seriam substituídos por um só imposto sobre valor agregado (veja abaixo um quadro comparativo das propostas). A PEC 45/2019 extingue cinco tributos: três de competência da União (IPI, PIS e Cofins) e dois de estados e municípios (ICMS e ISS). Além desses, a PEC 110/2019 acaba com outros quatro impostos federais (IOF, salário-educação, Cide-combustíveis e Pasep).

A mudança traz algumas vantagens: simplicidade na cobrança (com o menor número possível de alíquotas e regimes especiais); incidência apenas sobre o consumo; e uniformidade em todo o país. Mas as semelhanças entre as duas propostas param por aí, e o desafio da comissão mista será harmonizar as divergências, que não são poucas”.

    

     

Considerado as informações apresentadas, é correto afirmar que


Respostas

41 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A partir do excerto da notícia apresentado, é correto afirmar que o Poder Legislativo está analisando mais de 100 propostas de emenda à Constituição (PECs) para reformar o Sistema Tributário Nacional, com destaque para duas matérias: a PEC 45/2019, apresentada em abril pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que aguarda parecer na comissão especial da Câmara, e a PEC 110/2019, sugerida em julho pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A principal convergência entre as duas propostas é a extinção de diversos tributos que incidem sobre bens e serviços, que seriam substituídos por um só imposto sobre valor agregado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina