Buscar

De acordo com as diretrizes gerais adotadas por consenso em 7 de setembro de 1990, por ocasião do Oitavo Congresso das Nações Unidas sobre a Preven...

De acordo com as diretrizes gerais adotadas por consenso em 7 de setembro de 1990, por ocasião do Oitavo Congresso das Nações Unidas sobre a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Infratores, NÃO ficou instituída, entre outras, a seguinte disposição geral:


a. No cumprimento das suas funções, os responsáveis pela aplicação da lei devem, na medida do possível, aplicar meios não-violentos antes de recorrer ao uso da força e armas de fogo.
b. Sempre que o uso legítimo da força e de armas de fogo for inevitável, os responsáveis pela aplicação da lei deverão exercer tais recursos de forma ampla, não sendo necessário levar em consideração a gravidade da infração e do objetivo legítimo a ser alcançado.
c. Sempre que o uso legítimo da força e de armas de fogo for inevitável, os responsáveis pela aplicação da lei deverão exercer moderação e agir proporcionalmente à gravidade da infração e ao objetivo legítimo a ser alcançado.
d. Os responsáveis pela aplicação da lei devem proteger a vida humana e respeitar a dignidade humana e os direitos humanos de todas as pessoas, inclusive das pessoas presas ou detidas, e abster-se de empregar a força, exceto quando estritamente necessária e na medida exigida para o desempenho de suas funções.
e. Os responsáveis pela aplicação da lei devem garantir que as vítimas de crimes ou pessoas prejudicadas por ações ilegais tenham acesso a procedimentos justos e adequados para a reparação, inclusive a restituição, a indenização e a reabilitação.

Essa pergunta também está no material:

Avaliaçao Uso da Força e Estado Democrático de Direito
4 pág.

Uso Legítimo da Força Faculdade de Direito de Santa MariaFaculdade de Direito de Santa Maria

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as diretrizes gerais adotadas por consenso em 7 de setembro de 1990, por ocasião do Oitavo Congresso das Nações Unidas sobre a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Infratores, a alternativa que NÃO ficou instituída é a letra B: "Sempre que o uso legítimo da força e de armas de fogo for inevitável, os responsáveis pela aplicação da lei deverão exercer tais recursos de forma ampla, não sendo necessário levar em consideração a gravidade da infração e do objetivo legítimo a ser alcançado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais