Buscar

Em um aquı́fero confinado entre duas camadas impermeáveis, com espessura de 20 m, são ins- talados dois piezômetros 1 e 2 a uma distância de 10...

Em um aquı́fero confinado entre duas camadas impermeáveis, com espessura de 20 m, são ins- talados dois piezômetros 1 e 2 a uma distância de 1040 m um do outro. Nesse aquı́fero há duas regiões saturadas homogêneas distintas, denominadas A e B, conforme a figura a seguir. Dados: • Nı́vel do piezômetro 1: 30 mca; • Nı́vel do piezômetro 2: 24 mca. Sabendo-se que a condutividade hidráulica no aquı́fero é de 100 m/dia na região A e de 80 m/dia na região B, calcule a vazão através do aquı́fero por unidade de largura.

Em um aquı́fero confinado entre duas camadas impermeáveis, com espessura de 20 m, são ins- talados dois piezômetros 1 e 2 a uma distância de 1040 m um do outro.
Nesse aquı́fero há duas regiões saturadas homogêneas distintas, denominadas A e B, conforme a figura a seguir.
Dados: • Nı́vel do piezômetro 1: 30 mca; • Nı́vel do piezômetro 2: 24 mca.
Sabendo-se que a condutividade hidráulica no aquı́fero é de 100 m/dia na região A e de 80 m/dia na região B, calcule a vazão através do aquı́fero por unidade de largura.

Essa pergunta também está no material:

02-Cfrm_FC
12 pág.

Concursos Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a vazão através do aquífero por unidade de largura, é necessário utilizar a equação de Darcy: Q = K * i * A Onde: - Q é a vazão por unidade de largura (m³/dia/m); - K é a condutividade hidráulica (m/dia); - i é o gradiente hidráulico (adimensional); - A é a área de seção transversal do aquífero (m²). Para calcular o gradiente hidráulico, é necessário determinar a diferença de carga hidráulica entre os dois piezômetros e a distância entre eles: i = (h1 - h2) / L Onde: - h1 é a carga hidráulica no piezômetro 1 (mca); - h2 é a carga hidráulica no piezômetro 2 (mca); - L é a distância entre os piezômetros (m). Substituindo os valores fornecidos na equação de Darcy, temos: Q = K * [(h1 - h2) / L] * A Para calcular a área de seção transversal do aquífero, é necessário conhecer a largura do aquífero. Como essa informação não foi fornecida na pergunta, não é possível calcular a vazão por unidade de largura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina