Buscar

Sabe-se que os agregados são amplamente utilizados na construção civil, principalmente como constituintes do concreto. As caracterı́sticas ou co...

Sabe-se que os agregados são amplamente utilizados na construção civil, principalmente como constituintes do concreto. As caracterı́sticas ou condições de estado do concreto podem influenciar em suas propriedades, seja no estado fresco ou no endurecido. Nesse contexto, a NBR 16917:2021 estabelece o método para determinação da densidade na condição seca, na condição saturada com a superfície seca e na condição saturada com a superfície úmida. Com base nessa norma, pede-se: 1. Cite os equipamentos necessários para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição seca; 2. Explique o procedimento para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição saturada com a superfı́cie seca; e 3. Explique o procedimento para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição saturada com a superfı́cie úmida.
Cite os equipamentos necessários para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição seca;
Explique o procedimento para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição saturada com a superfı́cie seca;
Explique o procedimento para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição saturada com a superfı́cie úmida.
Sabe-se que os agregados são amplamente utilizados na construção civil, principalmente como constituintes do concreto.
As caracterı́sticas ou condições de estado do concreto podem influenciar em suas propriedades, seja no estado fresco ou no endurecido.
Nesse contexto, a NBR 16917:2021 estabelece o método para determinação da densidade na condição seca, na condição saturada com a superfície seca e na condição saturada com a superfície úmida.

Essa pergunta também está no material:

02-Cfrm_FC
12 pág.

Concursos Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. Equipamentos necessários para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição seca: - Balança com resolução de 0,1 g; - Recipiente de alumínio com capacidade de 1.000 mL; - Estufa com temperatura controlada a 110 ± 5 °C; - Pincel macio; - Espátula. 2. Procedimento para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição saturada com a superfície seca: - Pesar o recipiente de alumínio vazio e anotar a massa; - Adicionar água ao recipiente até a metade de sua capacidade; - Adicionar o agregado seco até que o nível da água suba para 2/3 da capacidade do recipiente; - Agitar o recipiente para eliminar bolhas de ar; - Adicionar água até que o nível atinja a capacidade total do recipiente; - Agitar novamente para eliminar bolhas de ar; - Deixar o recipiente em repouso por 15 minutos; - Remover o excesso de água da superfície do recipiente com o pincel macio; - Pesar o recipiente com o agregado e a água e anotar a massa; - Calcular a densidade do agregado na condição saturada com a superfície seca. 3. Procedimento para a realização do ensaio de determinação da densidade na condição saturada com a superfície úmida: - Pesar o recipiente de alumínio vazio e anotar a massa; - Adicionar água ao recipiente até a metade de sua capacidade; - Adicionar o agregado seco até que o nível da água suba para 2/3 da capacidade do recipiente; - Agitar o recipiente para eliminar bolhas de ar; - Adicionar água até que o nível atinja a capacidade total do recipiente; - Agitar novamente para eliminar bolhas de ar; - Deixar o recipiente em repouso por 15 minutos; - Remover o excesso de água da superfície do recipiente com o pincel macio; - Pesar o recipiente com o agregado e a água e anotar a massa; - Colocar o recipiente com o agregado e a água em um recipiente maior com água; - Deixar o recipiente em repouso por 24 horas; - Remover o excesso de água da superfície do recipiente com o pincel macio; - Pesar o recipiente com o agregado e a água e anotar a massa; - Calcular a densidade do agregado na condição saturada com a superfície úmida.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais