Buscar

O que defende a Tolerância Zero? Também conhecida como: Criminologia do Neo-Realismo de Esquerda, liderado por alguns criminólogos críticos da Ing...

O que defende a Tolerância Zero?

Também conhecida como: Criminologia do Neo-Realismo de Esquerda, liderado por alguns criminólogos críticos da Inglaterra e dos Estados Unidos da América, em reação ao pensamento idealista que no início dos anos oitenta dominava os horizontes da Criminologia Crítica, foi denominada de esquerda em repúdia ao realismo de direita.
Atuava através dos movimentos denominados "Lei e Ordem".
Tolerância zero é uma expressão utilizada para descrever ações baseadas em decisões não-discricionárias de autoridades policiais ou de outros indivíduos que gozem de similar posição de autoridade dentro de uma organização.
A expressão é sobretudo aplicada como um modelo de segurança pública em que a ação policial é especialmente intransigente com delitos menores, como não pagar o transporte público, a prostituição, os pequenos furtos etc.
O sistema de tolerância zero tem como meta principal incutir o hábito à legalidade, o que produziria a médio prazo uma redução nos índices de microcrimimalidade, bem como uma diminuição dos delitos de maior importância, como estupros e homicídios.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Criminologia - Conceitos, Evolução, Lombroso, Frenologia, A Criminologia Radical e suas Tendências
10 pág.

Criminologia Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Tolerância Zero é uma estratégia de segurança pública que tem como objetivo combater o crime através de uma abordagem mais rigorosa e intransigente com delitos menores, como vandalismo, pichação, uso de drogas, entre outros. Essa estratégia é baseada em decisões não-discricionárias de autoridades policiais ou de outros indivíduos que gozem de similar posição de autoridade dentro de uma organização. A ideia é que, ao combater esses delitos menores, a polícia possa incutir o hábito à legalidade, o que produziria a médio prazo uma redução nos índices de microcriminalidade, bem como uma diminuição dos delitos de maior importância, como estupros e homicídios.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais