Buscar

las-verdade para p e q: Trabalhando com duas proposições componentes, a estrutura inicial da tabela-verdade será sempre aquela que já aprendemos. Q...

las-verdade para p e q: Trabalhando com duas proposições componentes, a estrutura inicial da tabela-verdade será sempre aquela que já aprendemos. Qual seja: p q V V V F V F F V F F. E a próxima coluna (ou próximas colunas) da tabela-verdade dependerá dos conectivos que estarão presentes na proposição composta. Já sabemos construir, pelo menos, cinco tabelas-verdade de proposições compostas! A tabela-verdade da conjunção, da disjunção, da disjunção exclusiva, da condicional e da bicondicional. Com este conhecimento prévio, já estamos aptos a construir as tabelas-verdade de qualquer outra proposição formada por duas proposições componentes (p e q). Designaremos tal proposição composta da seguinte forma: P(p, q). Suponhamos, pois, que estamos diante da seguinte proposição composta: P(p, q)=~(p v ~q) e desejamos construir a sua tabela-verdade. Como seria? O início da tabela é, conforme sabemos, sempre o mesmo. Teremos:

A tabela-verdade inicial para duas proposições componentes é sempre a mesma.
Existem cinco tabelas-verdade de proposições compostas.
Para construir a tabela-verdade de uma proposição composta, é necessário seguir uma ordem de precedência dos conectivos.
A tabela-verdade da proposição composta P(p, q)=~(p v ~q) é composta por cinco colunas.
a) Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA LOGICA PROPOSICOES CONECTIVOS TABELA VERDADE
30 pág.

Proposições e Tabela Verdade Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. A afirmativa 1 está incorreta, pois a tabela-verdade inicial para duas proposições componentes não é sempre a mesma, ela varia de acordo com a quantidade de proposições e conectivos presentes na proposição composta. A afirmativa 2 está correta, pois existem cinco tabelas-verdade de proposições compostas, que são: conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional e bicondicional. A afirmativa 3 também está correta, pois para construir a tabela-verdade de uma proposição composta, é necessário seguir uma ordem de precedência dos conectivos, que é: primeiro a negação, depois a conjunção, depois a disjunção, depois a condicional e por último a bicondicional. A afirmativa 4 está incorreta, pois a tabela-verdade da proposição composta P(p, q)=~(p v ~q) é composta por quatro colunas, e não cinco. A afirmativa 5 está incorreta, pois nem todas as afirmativas são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais