Buscar

Acerca da literatura produzida por escritores portugueses que acabaram herdando traços culturais africanos, podemos dizer que: As narrativas 'Part...

Acerca da literatura produzida por escritores portugueses que acabaram herdando traços culturais africanos, podemos dizer que:


As narrativas 'Partes de África', 'Uma viagem à Índia', 'O nosso reino' e 'Caderno de memórias coloniais' tecem críticas ao colonialismo português. O primeiro e o último o fazem a partir de experiências autobiográficas. Já o segundo e o terceiro, a partir de experiências mais ficcionais.


Helder Macedo, autor nascido na África e identificado como cidadão português, alterna da perspectiva favorável ao colonialismo em seu primeiro romance, 'Partes de África', para a perspectiva crítica nos seus romances seguintes.


'O nosso reino', romance de Gonçalo Tavares, traz à tona a memória da infância de uma menina, problematizando questões culturais, religiosas, de gênero e de raça.


Valter Hugo Mãe, com a epopeia pós-moderna 'Uma viagem à Índia', realiza uma paródia do clássico 'Os lusíadas', de Luís Vaz de Camões, ironizando o imaginário desbravador que fora tão exaltado no passado lusitano.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A literatura produzida por escritores portugueses que herdaram traços culturais africanos é marcada por críticas ao colonialismo português. As narrativas "Partes de África", "Uma viagem à Índia", "O nosso reino" e "Caderno de memórias coloniais" apresentam essas críticas, sendo que o primeiro e o último livro o fazem a partir de experiências autobiográficas, enquanto o segundo e o terceiro a partir de experiências mais ficcionais. Helder Macedo, autor nascido na África e identificado como cidadão português, alterna da perspectiva favorável ao colonialismo em seu primeiro romance, "Partes de África", para a perspectiva crítica nos seus romances seguintes. Já o romance "O nosso reino", de Gonçalo Tavares, traz à tona a memória da infância de uma menina, problematizando questões culturais, religiosas, de gênero e de raça. Valter Hugo Mãe, com a epopeia pós-moderna "Uma viagem à Índia", realiza uma paródia do clássico "Os lusíadas", de Luís Vaz de Camões, ironizando o imaginário desbravador que fora tão exaltado no passado lusitano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais