Buscar

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determ...

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise. Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber: Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores. Ação tradicional, ação afetiva ação racional e ação carismática. Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores e ação racional com relação a fins. Ação tradicional, ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não esperada. Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins.

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam.
Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para agir, não são ditas ações sociais.
O objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber: Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.
Ação tradicional, ação afetiva ação racional e ação carismática.
Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores e ação racional com relação a fins.
Ação tradicional, ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não esperada.
Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins.

Essa pergunta também está no material:

antropologia
1 pág.

Antropologia I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais